Cuiabá-MT
Com alta demanda, laboratórios suspendem testes da Covid-19 em Cuiabá
Compartilhe:
No Hemaclin está realizando o contingenciamento e disponibilizando apenas 15 testes por dia, a partir da ordem de chegada no laboratório.
O diretor do Laboratório Instituto de Análises Clínicas (Inac), Romano Kazuo, explicou ao Olhar Direto que a procura aumentou e detalhou alguns números. “Fazíamos em média 150 testes e agora a média é de 500 a 600 por dia. Os fabricantes não estão conseguindo repor os insumos”, disse.
O diretor teme que os exames sejam suspensos em breve. “Está preocupante a falta de insumos e estamos com medo de não conseguir repor. Já tem laboratório sem insumo e testes para realizar o exame na população. A coisa está bem apertada”, lamenta.
O Painel Covid, que é desenvolvido e divulgado diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que nas últimas 24 horas (11 a 12 de janeiro), 210 pessoas testaram positivo para Covid-19 em Cuiabá. A última vez que a capital teve acima de 200 casos em um só dia foi em 14 de outubro de 2021.
“No último mês de 2021 o maior número de casos positivos que tivemos foi 39, em 16 de dezembro. Nos demais dias esses números eram menores, chegando até mesmo a não termos nenhum caso notificado em alguns dias. Neste mês, até o dia 5 tivemos menos de 30 casos por dia, mas entre os dias 06 e 11 de janeiro os casos diários passaram de 100. Na terça-feira (11), registramos 126 positivos e na quarta (12), esse número pulou para 210 casos”, revelou Flávia Guimarães, gerente da Vigilância Epidemiológica.