Agronegócios
Colômbia confirma presença da raça 4 do fungo causador do Mal do Panamá
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/08/fungos.jpg)
O maior inimigo das plantações de banana em todo o mundo, responsável por provocar estragos em bananais na Ásia e África, chegou à América Latina. O Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) confirma que testes de laboratório foram positivos para a presença do fungo causador do “Mal do Panamá” Raça 4. O fungo do gênero Fusarium foi encontrado em fazendas de banana na costa caribenha da Colômbia. O país decretou estado de emergência nacional.
Semana passada, cerca de 174 hectares de cultivo de bananas foram identificados com a presença do TR4 e aproximadamente 162 há foram destruídos, de acordo com as autoridades colombianas. Nenhum sinal da doença foi verificado em outras partes do país.
Segundo o ICA, a indústria de banana vai segregar o manuseio de contêineres e veículos que transportam as frutas em áreas onde a doença foi detectada. Em 2018, a Colômbia faturou mais de US$ 100 milhões em embarques de banana para os Estado Unidos, sendo a sexta maior fornecedora da fruta fresca para o mercado norte-americano.
O Fusarium é um fungo de solo que infecta a bananeira, inviabilizando a sua produção e, em seguida, sua morte. A planta pode demorar anos para apresentar sintomas de que foi infectada. Frutos produzidos de plantas doentes não causam riscos à saúde humana, mas a doença pode ser fatal para a produção comercial. Até hoje, não existe qualquer tipo de controle químico eficiente no combate ao fungo. Algumas variedades comerciais, como a Cavendish, são naturalmente resistentes ao fungo. A banana-maçã é altamente susceptível ao fungo.