Nacional
Clarear os dentes em casa com carvão, limão e banana: funciona ou não?
Compartilhe:
Cirurgiã-dentista Patrícia Almeida conta o que acontece quando você mistura esses três ingredientes
Ter o sorriso branco, mas sem investir ou precisar ir ao consultório do dentista, é uma busca que muitos fazem nos sites de pesquisa. Mas será que funciona? Vale a pena? Recentemente, um vídeo viralizou no instagram com uma dica para usar banana, limão e carvão. Conversamos com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, se realmente com essa misturinha você consegue dentes brancos ; confira.
Carvão
Patrícia Almeida adverte que o uso pode ser perigoso, uma vez que ele é abrasivo e pode danificar o esmalte dos dentes. “E quando você junta com o limão, que é ácido e altera o PH da boca, faz com que o esmalte se desmineralize, dando a falsa impressão de dentes mais claros. Na verdade, é como se você estivesse passando uma lixa na superfície do seu dente”. Segundo a especialista, a função do esmalte é proteger contra as cáries e a sensibilidade. “Quando você faz esse desgaste, eles ficam vulneráveis e ainda podem manchar mais”.
Limão pode levar a aftas
O ácido cítrico presente na fruta, além de ser corrosivo para o esmalte dentário, enfraquece e estimula o aparecimento de outros problemas. “Como ele pode irritar as mucosas, podem surgir aftas, aquelas bolinhas dolorosas. Também pode deixar a gengiva mais sensível”, explica Patrícia Almeida, idealizadora da Odontologia Almeida e integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).
Banana
“Pode ter sido usada para não deixar um gosto muito ácido e/ou amargo na boca, mas ela não tem nenhuma ação para branquear os dentes”, afirma a especialista em reabilitação oral e estética.
Quer um sorriso sem manchas? Recorra ao dentista. “Até porque, o tratamento é personalizado e supervisionado, e você não corre riscos e/ou complicações, pelo contrário, o profissional vai te orientar de forma segura a ter dentes brancos e, ao mesmo tempo, saudáveis”, sentencia a cirurgiã-dentista.