Conectado por

Saúde

Clarear os dentes com bicarbonato de sódio funciona?


Compartilhe:

Publicado por

em

Clarear o dente com bicarbonato de sódio é uma conhecida receita caseira

Foto: Karolina Grabowska / Pexels/Divulgação / Boa Forma

 

Com o passar dos anos, e conforme os nossos hábitos, é normal que os dentes amarelem. Existem muitas maneiras de reverter essa situação, e algumas receitas caseiras, como o uso de bicarbonato de sódio, ficaram populares ao longo do tempo. No entanto, será que clarear os dentes com bicarbonato é, realmente, uma boa ideia? 

“Um dos principais erros que as pessoas cometem é achar que seria possível clarear os dentes em uma única sessão”, explica o cirurgião dentista Dr. Fernando Tai . “Mas o erro verdadeiro é não ter todos os procedimentos de preparo para ter o melhor resultado, como fazer a limpeza e a remoção do tártaro.”

Outro erro comum, de acordo com o especialista, é não fazer o polimento correto dos dentes para potencializar o clareamento, assim como não reparar quaisquer dentes cariados ou fraturados. 

Acredite se quiser, podemos colocar nesse mix, também, as receitas caseiras. Afinal, apesar de serem bastante conhecidas e até comercializadas, não têm comprovação científica de funcionamento – isto é, não existem provas de que essas receitas, de fato, clareiam os dentes. 

 

BICARBONATO DE SÓDIO PARA CLAREAR OS DENTES

 

O bicarbonato de sódio é um “sal”, e funciona como um abrasivo. Quando se fala em clareamento dental, é como se ele fosse uma areia que consegue remover os resíduos impregnados nos dentes, como manchas de cigarro, e dão a falsa – sim, falsa! – sensação de clareamento. 

“Mas não é clareamento e, sim, limpeza dos dentes”, explica o dentista. “Porém, se usado de forma incorreta causa danos sérios à saúde bucal. Por exemplo, desgaste severo dos dentes e aumento da hipertensão arterial, pois o bicarbonato de sódio é um sal que possui sódio em sua composição e aumenta a pressão cardíaca.”

É por isso que as receitas de clareamento envolvendo bicarbonato de sódio não devem ser seguidas. Afinal, o uso desse composto não clareia os dentes, apenas limpa a superfície de forma mais efetiva, dando a impressão de clareamento. Fora isso, como disse o Dr. Fernando, acima, é preciso cuidado no manuseio dessa substância. 

“O risco de uso do bicarbonato de sódio na escovação dos dentes é muito maior do que qualquer benefício”, explica o também dentista Dr. Paulo Larosa , da Clínica Healthy. “Seu uso contínuo irá causar abrasão do esmalte, riscos profundos que, com o tempo, irão deixar seus dentes mais frágeis e com mais propensão às cáries.”

Além disso, ele explica, o risco de ingestão do bicarbonato durante o processo pode levar a alteração do pH da boca, causando ressecamento da mucosa oral e náuseas. 

“Devemos levar em conta também que o bicarbonato de sódio não contém fluoreto, como nas pastas dentais, e se faz necessário, portanto, o uso dessas pastas após a utilização do bicarbonato”, finaliza. 

https://www.terra.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com