Conectado por

Aripuanã

Circuito das Águas incentiva a sustentabilidade em Aripuanã


Compartilhe:

Publicado por

em

As atividades, apoiadas pela Nexa, aconteceram de 18 a 27 de março, reunindo mais de mil participantes

Desbravar as trilhas da natureza e encontrar belas cachoeiras ao longo do caminho foram algumas das experiências vividas por um grupo de profissionais durante o II Circuito das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Aripuanã. O objetivo da iniciativa foi conscientizar sobre a importância da conservação desse ecossistema tão crucial para a manutenção da vida.

Cerca de 50 participantes tiveram a oportunidade de realizar o percurso. Pela primeira vez no circuito, Daiane Pessoa, gestora técnica do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Aripuanã, conta que a experiência foi renovadora.

“Pode parecer clichê, mas vi o quanto Deus é perfeito em suas obras. Foi algo revitalizante para mim. Me surpreendi com a quantidade de pessoas que se disponibilizaram a ir, a união entre os participantes, os mais veteranos ajudaram muito os novatos, a alegria de todos. Percebemos o quanto de lixo está espalhado pela trilha, infelizmente”, contou.

Mauro Cordeiro de Santana, coordenador de Segurança do Trabalho da Nexa, também é novato no circuito. Com formação em Engenharia Ambiental, ele destacou o potencial dessa atividade. “A experiência foi boa. Podemos, por exemplo, identificar as árvores ao longo do percurso e melhorar ainda mais o ecoturismo da região”, ressaltou Mauro.

O evento foi realizado no período de 18 a 27 de março, e contou com diversas atividades como palestras nas escolas, trilha e seminário. A ação incluiu também, a coleta de resíduos encontrados durante o trajeto. Nas escolas, as atividades atenderam mais de 800 alunos e professores de ensino Fundamental e Médio de Aripuanã.

A programação do Circuito das Águas, que também foi alusivo ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, chegou ao fim na quarta-feira (27), com a realização do “I Seminário das Águas do Aripuanã: Despertando Consciências e Nutrindo o Futuro Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Aripuanã”. O seminário reuniu pelo menos 115 participantes e abordou os desafios e oportunidades para a gestão e o uso racional dos recursos hídricos, bem como formas de conservação do ecossistema.

Ao término do seminário, os participantes se comprometeram em implantar um Fórum Permanente de Discussão e Estudos para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Aripuanã, visando o estabelecimento de uma gestão compartilhada, democrática e eficiente dos recursos do Rio Aripuanã.

Outra proposta aprovada foi a realização do III Circuito das Águas do Aripuanã, já em 2025, contando com os atuais colaboradores e buscando o engajamento de outros parceiros no projeto.

“O Circuito das Águas do Aripuanã é uma excelente iniciativa para juntar vários setores locais com objetivo de discutirmos experiências e caminhos relacionados a um tema de extrema importância para todos nós. A Nexa tem uma atuação voltada ao bom uso e destinação adequada da água em suas operações, mantendo o compromisso de desenvolver ações voltadas ao cuidado e preservação do meio ambiente”, destacou Sérgio Carvalho, coordenador de Gestão Social da Nexa.

O II Circuito das Águas do Aripuanã foi realizado por acadêmicos do Curso de Geografia da UNEMAT e a consultoria Jurupará Socioambiental, com apoio e parceria da Nexa Resources, além do Polo UAB Aripuanã, do DAE – Departamento de Água e Esgoto de Aripuanã, da Secretaria de Meio Ambiente de Aripuanã (SEMAM), das Escolas Públicas e Privadas e da Gerência Regional do Parque Estadual Tucumã, Estação Ecológica do Rio Madeirinha e Estação Ecológica do Rio Roosevelt (SEMA/MT).

Sobre a Nexa – A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritório em Luxemburgo, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo.

Os colaboradores da empresa atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse www.nexaresources.com

Por Alessandra Barreto
Desenvolvimento: Portalrondonia.com