Turismo & Laser
Cinema & Viagem: Filmes inspiram a conhecer belos cenários brasileiros
Compartilhe:
Quem nunca assistiu a um filme e ficou encantado com a locação, morrendo de vontade de arrumar as malas e seguir para aquele cenário digno de cinema? Listamos filmes e cidades brasileiras que merecem ser assistidos e visitados. Tem praia, serra, capital, floresta… Qual sua película e/ou cenário preferido?
Ó Paí Ó – Salvador (BA)
Impossível não dançar na cadeira ou no sofá vendo a comédia musical que se passa no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. O filme narra o cotidiano dos moradores de um animado cortiço durante o Carnaval. Entre a falta de dinheiro e o desejo de se divertir, tipos curiosos sobrevivem à custa de muita criatividade, sensualidade e música. A trilha sonora é assinada por Caetano Veloso e o elenco é estrelado, em sua maioria, por atores do Bando de Teatro Olodum. A película é um convite para conhecer o Carnaval da capital, assim como as ladeiras do Pelô, repletas de igrejas e um casario que abriga restaurantes, lojas e bares.
Rio – Rio de Janeiro (RJ)
A Cidade Maravilhosa já foi cenário para diversos filmes nacionais e internacionais como Tropa de Elite e Cidade de Deus, O Incrível Hulk, 007 Contra o Foguete da Morte, Velozes e Furiosos… Um dos mais marcantes, certamente, foi Rio, que conta a história dos últimos exemplares de araras azuis – Bilú e Jade. Na capital, a dupla vive grandes aventuras passando pelos principais pontos turísticos da cidade a bordo de uma asa delta, terminando, claro, na Marquês de Sapucaí, em pleno Carnaval!
Praia dos Ossos é tranquila o ano inteiro (foto: Anna Fischer)
Muita calma nessa hora – Búzios (RJ)
A comédia retrata uma viagem de quatro amigas para Búzios, um dos mais belos e badalados balneários do estado do Rio. Elas chegam para descansar durante um final de semana, mas acabam saracoteando pelas lindas praias dos Ossos, Azedinha, Geribá, Forno, Tucuns, Manguinhos… e pela Rua das Pedras e Orla Bardot, onde curtem a animada noite da cidade. Mar e charme fazem qualquer um querer arrumar a mochila e seguir para um fim de semana igual ao das amigas.
Caramuru: A Invenção do Brasil – Ubatuba (SP)
A maior parte das cenas do filme, que retrata a chegada dos portugueses ao Brasil, foi feita na bela praia de Picinguaba, a 40 km do centro de Ubatuba. A praia é também uma vila de pescadores, ideal para quem busca um cenário perfeito para descansar e mergulhar – as águas são transparentes e a área é praticamente deserta. Impossível não sonhar com umas férias nesse pedacinho do paraíso.
O Quatrilho – Serra Gaúcha (RS)
O filme, feito em 1995, marca o movimento chamado “Retomada do Cinema Nacional”. A história conta a trajetória de uma família de imigrantes italianos no início do século XX no Brasil, foi rodado na Serra Gaúcha, nas cidades de Antônio Prado e Bento Gonçalves. A casa que serviu de locação para o filme é um ponto turístico da região e pode ser visitada. E é um convite para curtir a região e apreciar as belas construções tipicamente italianas em roteiros como os Caminhos de Pedra, com lojas, restaurantes, histórias e natureza que remetem à Itália.
Cenários naturais são perfeitos para gravações (foto: Antonio David)
O Auto da Compadecida – Cabaceiras (PB)
A cidadezinha de Cabaceiras, batizada de “Roliúde Nordestina”, foi o cenário das gravações do filme, um dos mais famosos do país. Quem não riu e se emocionou acompanhando a saga dos amigos miseráveis João Grilo e Chicó em meio à á caatinga seca e retorcida, típica do sertão paraibano? Para quem visita as locações, o passeio deve incluir o Monumento Natural Saca de Lã e o Lajedo de Pai Mateus, incríveis formações rochosas. O pôr do sol no Lajedo é digno de cinema!
Deus é Brasileiro – Jalapão (TO)
Um deserto brasileiro é a melhor descrição para a região do Parque do Jalapão, a cerca de 200 km da capital Palmas. Mas as surpresas na reserva de 30 mil km², são muitas – além das dunas douradas, tome cachoeiras, chapadas, grutas e rios. O cenário selvagem foi o escolhido não somente para o filme Deus é Brasileiro, mas também para Xingú. Além das paisagens exuberantes é possível praticar esportes como rafting, canoagem, rapel e trilhas, além de observar animais como araras azuis, jaguatiricas e cervos.
Barquinhos atravessam o rio rumo à praia (foto enviada por elise)
Os homens são de Marte… E é pra lá que eu vou – Imbassaí (BA)
A bela praia de Imbassaí, a 130 km de Salvador e a 14 km da Praia do Forte, era uma pequena aldeia indígena, até se transformar em um concorrido destino repleto de pousadas, restaurantes e até e resorts. O clima, porém, é bastante rústico, a começar pelo o acesso, feito em jangadas ou atravessando pinguelas de madeira. Nesse cenário tipicamente baiano foi gravado o filme Os homens são de Marte.. E é pra lá que eu vou.
Rio 2 – Floresta Amazônica (AM)
Tema de documentários, filmes alternativos, de terror, infantis e até de animações, a floresta amazônica encanta adultos e crianças do Brasil e do exterior. Os cenários serviram de inspiração para a continuação do filme Rio – Rio 2 é ambientado na Amazônia. E também foi o pano de fundo para os belos filmes Tainá e Tainá 2. Natureza em estado puro!