Agronegócios
Chuva e granizo prejudicam lavouras; temporais seguem no fim de semana
Compartilhe:
Temporais e chuva com queda de granizo atingiu lavouras de milho no Paraná na quinta-feira (2). Erosões foram relatadas por alguns agricultores, assim como perdas em algumas áreas.
Os danos não se limitaram ao Paraná, onde choveu mais que o dobrou da média para fevereiro no município de Quatro Pontes, no oeste do estado. No Rio Grande do Sul não foi diferente. Na cidade de Agudo, danos nas lavouras de milho também estão entre os problemas relatados — além de casas e galpões destelhados.
Temporais previstos para o fim de semana
Para o sábado (4), o destaque meteorológico será o deslocamento da área de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo. Ela vai influenciar no aumento da chuva por todo a região Sul. Além disso, o sistema espalha temporais com volumes altos.
Há condições para mais queda de granizo para a faixa que vai do Rio Grande do Sul ao Paraná. A chuva vem desde cedo, mas é no período da tarde que os maiores temporais são previstos para a região Sul.
Destaque também para a zona de convergência intertropical (ZCIT), que atua no norte do Brasil. Esse fenômeno vai provocar o aumento da chuva por áreas do norte do Pará (incluindo a capital Belém), do Maranhão, do Piauí e do Ceará, além de todo o Amapá. A chuva será mais frequentes e volumosa nestas áreas do país.
Mais chuva x tempo quente
No fim de semana, grande parte do Brasil ficará sob influência do calor. Dessa fora, altas temperaturas e muita umidade geram pancadas de de chuva verão.
Por outro lado, o tempo aberto e quente está previsto para este sábado na Bahia e em três dos quatro estados do Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A saber, não chove nas capitais Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
canalrural.com.br