Saúde
Caxumba e meningite: Conheça as diferenças entre os sintomas
Compartilhe:
Só em Campinas, no interior de São Paulo, os casos de caxumba tiveram um crescimento de 304% nos últimos meses, de acordo com a Secretaria de Saúde. O número é 10 vezes maior do que em 2015. Já em São José do Rio Preto, também no interior de São Paulo, surgiram 18 casos de meningite em apenas 10 dias. No Distrito Federal, os casos da doença estão 75% maiores do que em 2015, segundo dados da Secretaria de Saúde.
A caxumba raramente pode resultar em complicações mais graves e não tem tratamento específico, apenas repouso e espera. A melhor forma de prevenir é através da vacina. Já a meningite deve ser tratada com extremo cuidado, pois pode levar até a morte. A confusão dos sintomas pode fazer com que o diagnóstico médico não seja feito rápido o suficiente, gerando consequências para o paciente. Assim, conheça mais sobre as doenças e, ao menor sinal ou sintoma de qualquer uma das duas, procure um especialista:
Caxumba
O que é?
Caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas – um dos três pares de glândulas que produzes saliva. As parótidas estão situadas entre suas orelhas e à frente delas. A caxumba é muito mais comum em crianças, e pode afetar uma das glândulas ou as duas. As complicações da caxumba são raras, e geralmente acontecem quando a pessoa contrai a doença na vida adulta. Não há tratamento específico para caxumba, por isso é importante prevenir seu aparecimento com a vacinação.
Sintomas
- Inchaço e dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles
- Febre
- Dor de cabeça
- Sonolência e fraqueza
- Falta de apetite
- Dor ao mastigar e engolir.
Meningite
O que é?
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos. A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos.
Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações. Os três tipos da doença podem levar a um quadro de meningite crônica.
Sintomas
Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção. Também pode ser confundida com os sintomas da gripe.
- Febre
- Dor de cabeça
- Sonolência
- Falta de apetite
- Pescoço rígido
- Vômitos e náuseas
- Confusão mental e dificuldade de concentração
- Convulsões
- Fotossensibilidade
- Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.