Artigos & Colunas
Causa Nobre – Por Xênia Artmann Guerra
Compartilhe:
Você sabe tudo o que precisa saber sobre o câncer de mama? A importância dos exames preventivos e quando começar a fazê-los? Que atitude tomar ao ter um diagnóstico precoce? Tratamentos disponíveis? Direitos de uma paciente em tratamento de câncer de mama?
Pois é, não se assuste, a maioria das pessoas não sabe. Foi por isso que surgiu o movimento Outubro Rosa, a partir da necessidade de informar sobre o câncer de mama, doença que mais atinge e mata mulheres no mundo.
Para se ter uma ideia, somente este ano, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o registro de 59.700 novos casos. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice é bem menor, chegando a apenas 1% do total.
A Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), juntamente com a Comissão de Direito da Mulher (CDM) da OAB Mato Grosso e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mato Grosso, está atenta ao tema e se preocupa em defender esta causa nobre, já que o diagnóstico precoce do câncer de mama pode aumentar as chances de cura da doença em mais de 90%.
No sentido de chamar a atenção, não somente da advocacia, mas de toda a sociedade mato-grossense para a importância da prevenção e da detecção precoce da doença, vamos realizar a Caminhada Rosa, no dia 20 de outubro, às 7h30, no Parque das Águas, em Cuiabá. A ação conta com o apoio da Lebrinha, Unimed Cuiabá e Fórmula Academia, que fará um animado aquecimento com um profissional antes da caminhada.
Adquira sua camiseta na sede da CAA/MT. O primeiro lote esgotou em apenas três horas e já estamos no segundo lote, ao custo de 25 reais. Toda a renda será revertida na aquisiçãão de alimentos para o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan). O envolvimento de todos em campanhas como o Outubro Rosa incentiva cada vez mais as mulheres a cuidar da saúde e a se prevenir contra a doença.
O autoexame das mamas é muito importante para detectar se existe algum tumor. Segundo dados, cerca de 70% dos casos de câncer de mama foram identificados pelas próprias pacientes. O sedentarismo, aliado a obesidade, é um dos fatores de risco que levam ao desenvolvimento do câncer de mama.
A prática da atividade física contribui para o combate da doença. Além da caminhada no parque, uma equipe do HCan estará presente no dia com orientações sobre o autoexame das mamas. No local também será disponibilizado, de forma gratuita, teste de glicemia e aferição de pressão arterial.
Então, vamos dar o primeiro passo para a prevenção do câncer de mama?
XÊNIA ARTMANN GUERRA é advogada inscrita na Subseção de Sinop (MT), vice-Presidente da CAA-MT e membro da Comissão dos Direitos da Mulher de Mato Grosso.