Conectado por

Aripuanã

Castanheiros do Noroeste de Mato Grosso recebem Selo Nacional da Agricultura Familiar


Compartilhe:

Publicado por

em

Duas das associações parceiras do projeto Pacto das Águas receberam o Selo Nacional da Agricultura Familiar neste mês. A partir de agora, os produtos feitos pela Associação Indígena Rikbaktsa Tsirik e da Associação dos Moradores Agroextrativista da Resex Guariba Roosevelt Rio Guariba poderão ser rastreados. A conquista do selo é resultado do investimento que o Programa Petrobras Socioambiental faz no desenvolvimento sustentável das comunidades do Noroeste de Mato Grosso. 

O SENAF, sigla pela qual o selo é conhecido, é uma iniciativa do Governo Federal que identifica os produtos vindos da agricultura familiar, permitindo ao consumidor rastrear sua origem através de um QR code e um número de série. Cada produto tem sua própria numeração, o estado a que pertence e a data do ano de emissão do selo.

Resultado de imagem para Castanheiros do Noroeste de aripuana

Emerson de Oliveira Jesus, coordenador técnico do Projeto Pacto das Águas, afirma que dessa forma é possível dar mais seriedade aos produtos e favorece os projetos futuros das dos castanheiros. “O selo vem numa boa hora para o pessoal pensar no beneficiamento da castanha pelas próprias associações”, avalia. 

A Tsirik recebeu o SENAF Indígena, destinado à identificação dos produtos indígenas na agricultura familiar. Já a AMORARR recebeu o SENAF Sociobiodiversidade, dedicado a produtos cuja matéria-prima é listada na Portaria Interministerial MDS/MMA nº 163, de 11 de maio de 2016. As duas associações contaram com o apoio do projeto Pacto das Águas no processo de organização dos documentos necessários e do cadastro junto a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que pertence ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

A cerimônia de entrega aconteceu no I Encontro de Oportunidade de Negócios para Agricultura Familiar nos dias 4 e 5 de dezembro, em Cuiabá. Os certificados foram entregues aos castanheiros pelo coordenador-geral da Subsecretaria de Agricultura Familiar do MDA, Vítor Correa e pela delegada substituta da Sead em Mato Grosso, Luciana de Andrade Gallan. 

Sobre o Projeto Pacto das Águas 

Projeto Pacto das Águas é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como objetivo principal promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais da Terra Indígena Japuíra, no município de Juara; Terra Indígena Escondido, no município de Cotriguaçu; e da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, localizada nos municípios de Aripuanã, Colniza e Rondolândia. As ações são parte de uma estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com