Candeias do Jamari
Cassação do prefeito de Candeias do Jamari é confirmada pela Câmara Municipal
Compartilhe:
Na noite desta segunda-feira (13), o prefeito de Candeias do Jamari, Antônio Onofre de Souza, conhecido como “Toninho Cerejeiras” (PSB), teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal.
A decisão foi tomada com votos favoráveis e nenhum contrário, após acusações de irregularidades administrativas formalmente denunciadas.
Assumindo o cargo em junho deste ano, após o afastamento de Valteir Queiroz devido a uma operação da Polícia Civil, Onofre enfrentou a cassação cerca de dias após sua ascensão à titularidade.
A cassação oficial de Onofre ocorreu devido à realização de despesa sem prévio empenho, pagamentos fora da ordem cronológica e envio de informações falsas ao Tribunal de Contas. A decisão unânime, com votos favoráveis, resultou da análise separada das três denúncias pelos vereadores.
Com a cassação do prefeito, Aussemir Almeida, presidente da Câmara, assume o cargo, encerrando um capítulo marcado por questionamentos administrativos na gestão municipal.
Denúncia
José Freitas Ibiapima apresentou uma denúncia formal à Câmara de Vereadores em agosto deste ano, solicitando a imediata instauração de uma comissão processante para investigar alegações documentadas que apontam para os seguintes supostos delitos:
01) Despesa realizada sem prévio empenho, envolvendo empresas terceirizadas operando ilegalmente no município, sem contrato formal de prestação de serviços, violando as disposições legais;
02) Pagamento de rescisões e a empresas terceirizadas, desrespeitando a ordem cronológica e infringindo as leis em vigor;
03) Envio de informações falsas ao Tribunal de Contas do Estado, caracterizando conduta criminosa na busca de certidões; além de interferência e omissão em ações necessárias para garantir o funcionamento adequado da máquina pública.
RONDONIADINAMICA