Economia
Cartão consignado do INSS será liberado neste mês; veja quem pode obter
Compartilhe:
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam um aumento de 5% na margem de crédito consignado. Dessa forma, o limite subiu de 40% para 45%. O percentual a mais poderá ser usado por meio de cartão consignado do INSS que será liberado ainda em setembro.
A nova modalidade servirá como mais uma forma de conseguir financiamento de bens e arcar com despesas em geral. Ou seja, os segurados com benefícios permanentes poderão usar o cartão para cumprir com compromissos financeiros fazendo uma espécie de empréstimo. Esse será quitado por meio de descontos na folha de pagamento.
Quais bancos vão emitir o cartão consignado do INSS
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o benefício será oferecido pelos bancos BMG, Pan, Master, Facta e Daycoval. Além desses, o Santander também irá emitir o cartão consignado do INSS por meio da empresa Olé, que faz parte da instituição financeira.
O benefício a mais no limite do empréstimo foi determinado por meio da Medida Provisória (MP) 1.106/2022, publicada no mês de março. Esse contará com taxa de juros fixa em 3,06% por mês. O percentual será aplicado caso o valor da fatura ultrapasse os 5% estabelecidos e o excedente não seja pago dentro do prazo.
De acordo com apurações da Folha de S. Paulo, BMG e Olé já confirmaram que aposentados e pensionistas poderão contratar o cartão consignado do INSS ainda em setembro. Os demais bancos ainda não informaram quando irão começar a emitir o produto.
Quais as vantagens do cartão consignado do INSS?
Os segurados da Previdência Social poderão “adiantar” valores da aposentadoria por meio do cartão consignado do INSS. Assim, será possível realizar pagamento de contas, financiamentos e outras operações. Diferentemente de um empréstimo consignado normal, a modalidade oferece:
- Apólice de auxílio funeral;
- Seguro de vida em valor mínimo de R$ 2 mil;
- Descontos em redes de farmácias conveniadas;
- Menor taxa de juros do mercado.
Não há limite de idade para utilizar as vantagens do cartão consignado do INSS. No caso dos dois primeiros benefícios citados, haverá um prazo limite de dois anos de vigência. Esse começará a contar a partir da contratação do cartão, da primeira compra, do primeiro saque ou do último desconto na folha.
É importante ressaltar que o auxílio funeral e do seguro de vida desconsideram a causa da morte. Ou seja, independentemente da razão, as apólices poderão ser utilizadas. Além dessas vantagens gerais, os bancos ofertantes também terão a liberdade de instituir outras facilidades para o contribuinte.
À Folha de S. Paulo, o BMG afirmou que o cartão consignado do INSS não terá anuidade. Os aposentados e pensionistas poderão sacar até 70% do valor que estiver disponível no cartão e terão até 40 dias para quitar a fatura. A oferta do cartão é facultativa e ainda está em fase de testes.
Concursos no Brasil