Cuiabá-MT
CAPACITAÇÃO: Botelho cita importância dos agentes de saúde em aula inaugural do curso de formação
Compartilhe:
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, abriu a aula inaugural do curso gratuito de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS), desejando sucesso aos participantes que convivem diariamente nos lares das famílias mato-grossenses, oferecendo os primeiros atendimentos na saúde.
“Estamos dando total apoio ao curso, porque sabemos da importância que cada um aqui tem no contexto da saúde. Espero que aproveitem bem o curso, contem sempre com a Assembleia Legislativa, em todos os sentidos, tenham sucesso e levem esperança a todos os lares que visitarem”, declarou Botelho.
O curso é oferecido pela ALMT, por meio da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA), e apoio do Governo do Estado. A capacitação é voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). A aula aconteceu no dia 06 de fevereiro, no formato de Ensino à Distância (on-line).
Também serão realizadas atividades presenciais, duas vezes ao mês, nas cidades polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
O deputado estadual Max Russi, presidente da Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias, afirmou que o curso qualifica e prepara os agentes para melhor atender as famílias, além de oferecer a oportunidade de aumento salarial, a depender do plano de cargos e carreiras de cada município.
“Esse curso irá fazer muita diferença na vida de vocês e, principalmente, na vida dos mato-grossenses que os recebem todos os dias em suas casas. Por isso, a Assembleia Legislativa, com apoio de todos os deputados, idealizou esse curso, reconhecido pelo MEC”, afirmou Max.
Ele também lembrou que defende a categoria na Casa de Leis e procura sempre apoio para melhor atender os agentes. “Esse curso foi muito solicitado e fiquei feliz pela Assembleia poder dar essa oportunidade, através da Escola do Legislativo”, completou o deputado Max Russi.
Para o presidente da Escola do Legislativo, Eduardo Manciolli, os agentes são profissionais imprescindíveis na saúde básica, porque fazem o elo entre a comunidade e o sistema público de saúde. “Vocês vivenciam o dia a dia da comunidade e participam da vida das famílias que ajudam a cuidar. Estão na dianteira, porque hoje o mercado exige qualificação e é isso que vocês terão com o curso”, frisou.
O diretor executivo do Instituto Brasil Adentro, Lucas Calasans Correa da Costa Mendes, apresentou a temática do curso, que disponibilizará 960 horas on-line, 240 horas presenciais, com atividades práticas nos polos distribuídos estrategicamente pelo estado.
“Nós, do Instituto, estamos muito felizes em assumir a gestão do curso para os profissionais de Mato Grosso, estamos trabalhando desde outubro com vários parceiros e com pessoas experientes na área da saúde básica, para atender as reais necessidades dos agentes, quanto à capacitação profissional, visando a melhoria na qualidade e na prestação de serviços para toda a comunidade”, pontuou.
Programação
O curso está dividido em 6 blocos temáticos: Introdução às Ciências da Saúde; Ciências da Saúde; Assistência em Programas de Saúde Pública; Gestão em Saúde; Programas de Saúde nas Populações; e, Empreendedorismo e Empregabilidade, distribuídos em vídeoaulas, materiais em PDF, testes on-line de aprendizagem e atividades presenciais com aulas expositivas, atividades práticas e avaliação de aprendizagem.
“Paulo Freire já dizia, se a educação sozinha transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda. A nós que queremos ver mudanças positivas para todos, não há outra opção que não empregar todos os nossos esforços, criatividade e inovação em cursos para o conhecimento”, finalizou Lucas Calasans.
A proposta do curso irá possibilitar uma rica troca de conhecimento e o intercâmbio de saberes com o resultado de pesquisas e atividades realizadas em diversos lugares do estado durante os meses de realização do curso.
Sobre o curso
Foram disponibilizadas 1.200 vagas para todos os 141 municípios de Mato Grosso. Para participar, o inscrito teve que comprovar atividade na área, possuir ensino médio completo e atuar no estado.
Os participantes têm direito a material didático digital e impresso, apoio pedagógico com tutores on-line e presencial, além de atividades práticas. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o aluno terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Sobre o Instituto
O Instituto Brasil Adentro (IBA) é uma organização da sociedade civil constituída em abril de 2005 e desde então atua com projetos e ações que visam apoiar as estratégias e ações de aproximação das políticas públicas aos beneficiários. Em março de 2008, o IBA recebeu a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), por meio de publicação do Ministério da Justiça, no Diário Oficial da União, tendo sido escolhida, no ano de 2010 pelo Ministério dos Esportes, para ser uma das Entidades Fiscalizadoras de Projetos financiados pelo Governo Federal.
ASSESSORIA