Direto de Brasília
Candidatos precisam detalhar declaração de bens a partir de hoje
Compartilhe:
Publicado por
6 anos atrásem
Por
Ricardo BrandãoMedida entra em vigor dez dias após o então presidente do TSE recuar de uma alteração que havia sido feita no sistema de registro de candidaturas
Todos os 27.813 candidatos que pretendem disputar as eleições em outubro terão que detalhar a partir desta segunda-feira (20) a declaração de bens feita ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A medida entra em vigor dez dias depois de o então presidente da Corte, ministro Luiz Fux, recuar de uma alteração que havia sido feita no sistema de registro de candidaturas que diminuía a transparência em relação aos bens de todos os políticos.
Fux havia se comprometido com a alteração do sistema depois que a Folha de S.Paulo revelou que o tribunal promoveu mudanças no sistema.
Nas disputas anteriores, os políticos tinham que listar seus bens de forma detalhada, com tipo, descrição e valor.
Ao declarar a posse de um apartamento, por exemplo, normalmente eram descritos o endereço, tamanho e outras características.
Nesta eleição, foi informado à população apenas que o candidato tem um apartamento e o seu valor, sem indicação de endereço, cidade, estado ou tamanho.
No dia 9 de agosto, o TSE havia informado que faria a alteração e que os partidos cujos candidatos já declararam bens à Justiça Eleitoral seriam intimados para complementar as informações prestadas.
Mas, até o dia 15 de agosto, todos os candidatos declararam seus bens sem poder informar detalhes.
“As informações patrimoniais incluídas serão automaticamente exibidas no DivulgaCandContas, sistema utilizado pelo TSE para a divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos em todo o Brasil”, informou o tribunal em nota.
Mais destaques
-
Líder ambientalista Hércules Góes pede realização de prévias ao Presidente do PV para candidatos a pré presidência do Brasil
-
Lula e outros 1,2 mil impugnados terão que devolver R$ 38,7 mi de fundo
-
Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 27 de dezembro Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 27 de dezembro
Desenvolvimento