Nacional
Campanha de conscientização de doença rara ganha amplitude nacional, doença atinge sobretudo mulheres
Compartilhe:
A Colangite Biliar Primária, também conhecida como CBP, é uma doença pouco conhecida que afeta geralmente mulheres entre 35 e 60 anos e pode levar à sérias complicações se não diagnosticada a tempo. Para conscientizar a população sobre essa patologia e, principalmente, incentivar o diagnóstico, o blog www.colangitebiliarprimaria.
“Nosso objetivo é advertir as pessoas sobre essa doença que pode levar a complicações como fibrose e cirrose hepáticas necessitando de transplante de fígado, se não diagnosticada a tempo”, explica a médica Dra. Patricia de Rossi.
A CBP é uma doença hepática autoimune caracterizada pela destruição progressiva dos pequenos canais biliares presentes no fígado. Seus sintomas são comuns a outras doenças, como fadiga crônica – algumas vezes confundida com depressão, coceira intensa no corpo – principalmente na palma das mãos e planta dos pés, cansaço, fraqueza, náuseas, perda de apetite e icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos).
“Como os sintomas não são específicos, muitas vezes o paciente procura diversos médicos, mas o diagnóstico não é realizado adequadamente”, explica a especialista e completa afirmando que a descoberta da doença nas fases iniciais é determinante para um melhor prognóstico. “A doença tem tratamento e este alivia os sintomas e pode impedir a progressão da doença para estágios mais graves”, completa.
Por isso, é importante ter conhecimento para identificar sinais que possam levar à suspeita da doença.