Um fato inusitado e ao mesmo tempo grave foi registrado nesta terça-feira, dia 12, em Rio Branco: pelo menos quatro duas unidades de medicamentos foram jogadas numa caixa de lixo localizada nas proximidades da ponte metálica, no 2º Distrito da Capital.
A lixeira, que fica em frente a uma empresa de agropecuária, e próxima a uma farmácia, pertence à prefeitura. A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) foi procurada, mas informou que não pode retirar o material do local, porque não pertence à pasta, e não se sabe quem é o dono dos medicamentos.
O funcionário de uma das empresas da região disse que as caixas foram despejadas no início do dia, e o fato chamou tanto a atenção, que alguns curiosos chegaram a fotografar aa lixeira, como sinal de revolta à atitude de despejar ali, irregularmente, esse tipo de produto.
“Desde cedo que as pessoas abrem essa lixeira aí e fazem foto. Deve ter sido colocado pela manhã, mas não dá pra dizer quem de fato mandou ou fez. É possível que as câmeras dos prédios aqui tenham registrado isso, mas por hora a gente não tem como dizer”, alega.
A equipe de reportagem do local entrou em quatro empresas da Rua 24 de Janeiro, e em todas elas a informação é de que o material não pertence nem às clínicas, nem às empresas visitadas. “A farmácia aqui do lado tem uma lixeira que fica na lateral, então eles não jogariam aqui”, completa o funcionário.
Ainda de acordo com o popular ouvido, é provável que o material seja de alguma unidade de saúde da região. “O pessoal tem que ver se não é desses postos de saúde, porque se for, a gente e não entende por que não usaram no tempo certo e deixaram estragar”, conclui.