Agronegócios
Cafés de Rondônia concorrem à premiação nacional em duas categorias
Compartilhe:
Mais uma vez Rondônia concorre à premiação nacional no “Coffee of the Year”, concurso que acontece anualmente em Belo Horizonte e reuni os melhores cafés do Brasil, incentivando o desenvolvimento e aprimoramento da produção. Em 2020, o Estado se destacou com 10 cafés classificados, disputando a premiação em duas categorias: Canéfora e Canéfora Fermentação Induzida.
O engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Janderson Dalazen, que também é Q Robusta Grader (avaliador de qualidade do café), explica que foram enviadas 20 amostras de cafés dessas categorias. A premiação acontecerá nesta sexta-feira (20), com transmissão online. “Para nós, a expectativa é dar mais visibilidade ao trabalho que está sendo feito em prol da qualidade dos cafés de Rondônia. Afinal, a feira é uma vitrine em que todo o setor cafeeiro do mundo inteiro estará presente, e nossa classificação entre os melhores só mostra que Rondônia produz cafés de alta qualidade, gerando bons resultados”, avaliou.
A premiação vai acontecer com entrega de certificado e dessa forma, o produtor tem a oportunidade de conquistar mais mercado, mais visibilidade e reconhecimento por sua produção.
SOBRE O PRÊMIO COFFEE OF THE YEAR
Criado desde 2012, a feria objetiva reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando ainda mais a produção e qualidade do setor no país. Em 2019, Rondônia também concorreu ao prêmio com nove cafés da espécie Canéfora (robusta e conilon). Na oportunidade, produtores, torrefadores, classificadores, baristas, especialistas e consumidores conheceram as novidades do mercado. A feira contou com a prestígio da comitiva do Governo do Estado.
Este ano, em virtude da pandemia, a feira teve um novo formato, ocorrendo de forma inteiramente remota, estando acessível a todos pelo portal: https://semanainternacionaldocafe.com.br/coffee-of-the-year
CONHEÇA OS PRODUTORES CLASSIFICADOS 2020
- Rozeli Joventino – São José do Guaporé
- Tawã Aruá – Alta Floresta d’Oeste
- Juarez Gonçalves da Silva – Porto Velho
- Dione Mendes Bento – Cacoal
- Maria do Carmo Campos – Rolim de Moura
- Deigson Mendes Bento – Cacoal
- Suzi Aparecida da Silva – Novo Horizonte d’Oeste
- Jaqueline Silva Barbosa – São Miguel do Guaporé
- Ediana Capich – Novo Horizonte d’Oeste
- Gisliana Lucas de Andrade – Alta Floresta d’Oeste
Fonte: Secom – Governo de Rondônia