Agronegócios
Café: Queda externa, recuo do dólar e colheita pressionam valores no BR
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2018/08/cafe.jpg)
Segundo colaboradores do Cepea, ainda que os trabalhos tenham sido prejudicados pelas chuvas nos últimos dias, maiores volumes de café têm chegado ao mercado, reforçando a pressão sobre os valores. Para o arábica, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, fechou a R$ 422,75/saca de 60 kg nessa terça-feira, 7, queda de 1,7% frente à terça anterior, 31.
Em relação ao robusta, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 317,36/saca de 60 kg, recuo de 0,6% na mesma comparação. Quanto às negociações, com as recentes desvalorizações, o mercado tem se mantido calmo, especialmente para o robusta.
Segundo agentes, grande parte dos produtores dessa variedade fechou um bom volume de negócios nos últimos meses e deve aguardar preços mais elevados para voltar a negociar no físico. Para o arábica, alguns negócios foram fechados nos últimos dias, devido à necessidade de caixa de alguns produtores; porém, a expectativa também é de que sigam mais calmos nas próximas semanas, com produtores da variedade concentrados nas entregas de negócios futuros.