Municípios
CadÚnico: Beneficiários passam noite em fila para recadastramento na região metropolitana de Belém
Compartilhe:
A região metropolitana registra filas de pessoas em busca do recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico) . Na manhã desta sexta-feira (5), em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ananindeua havia pessoas na fila que chegaram na tarde de quinta (4).
Em Belém, houve confusão em frente ao Cras do bairro Guamá. Muitas pessoas ficaram aglomeradas e reclamaram da falta de senhas.
Na quinta-feira (4) também houve filas nas duas cidades na região metropolitana da capital paraense.
“Na quinta eu cheguei já era 8h da manhã e tinha 2 mil pessoas e não consegui. Para eu ser atendida hoje, cheguei 10h da noite”, disse uma das moradoras que estava na fila em Ananindeua na manhã desta sexta aguardando por atendimento – veja o relato completo no vídeo acima.
Segundo ela e outros moradores, muitos chegaram na quinta e outros madrugaram, pois a distribuição de senhas é por ordem de chegada , sendo 300 por dia.
Alguns foram embora após ver o tamanho da fila e devem retornar na próxima semana para tentar atualizar o recadastro do Cadúnico.
Os moradores foram à central preocupadas em como receber o Auxílio Brasil, que vai substituir o Bolsa Família.O CadÚnico é necessário para muitos dos benefícios sociais.
Segundo o governo federal, o novo benefício de começar a ser depositado no dia 17 de novembro. A ideia é seguir o mesmo calendário do Bolsa Família, mas com um reajuste de 20% sobre os valores que vinham sendo pagos. O valor de R$ 400 só deve ser atingido em dezembro.
Fila por recadastramento em Ananindeua dá volta em quarteirão — Foto: TV Liberal/Reprodução
Segundo a Prefeitura de Ananindeua, as 300 senhas diárias, em um único Cras da cidade, são oferecidas desde o início do ano de segunda à sexta., das 8h às 14h.
Sobre a fila em Belém, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que gerência o serviço, informou que são distribuídas 40 senhas por dia, sendo 20 pela manhã e 20 à tarde e não respondeu sobre ações e orientações que podem ser tomadas para evitar aglomerações no bairro Guamá.
O recadastro é realizado a cada dois anos ou em caso de alterações de endereço, telefone ou documentos do beneficiário. O recadastramento segue na próxima semana no Cras de Belém e Ananindeua.
G1.globo.com