Economia
Bovespa fecha em alta, mas segue abaixo dos 100 mil pontos
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/08/spa-manha.jpg)
O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, fechou em alta nesta sexta-feira (16), mas permaneceu abaixo dos 100 mil pontos, embalado pelo alívio nos mercados no exterior.
O Ibovespa subiu 0,76%, a 99.805 pontos. Veja mais cotações.
Na véspera, a bolsa recuou 1,2%, para 99.056 pontos.
Na semana, o Ibovespa acumulou queda de 4,04%. No ano, no entanto, já subiu 13,55%.
Já o dólar subiu 0,33%, a R$ 4,0026, nesta sexta-feira. Na semana, acumulou alta de 1,59%.
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2019/08/ASDF-67.jpg)
No exterior, uma trégua no rali recente no mercado de títulos da dívida norte-americana e expectativa de estímulos econômicos na China traziam alívio às bolsas no exterior, destacou a Reuters.
Investidores também se animaram com a notícia de que o governo alemão está preparado para assumir novas dívidas para enfrentar uma possível recessão, além das declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, de que a guerra comercial com a China será relativamente curta.
De acordo com o analista Jasper Lawler, chefe de pesquisa no London Capital Group, investidores seguem nervosos após a inversão da curva de juros 2-10 anos, um alerta de recessão difícil de ignorar.
Do lado do embate comercial EUA-China, Lawler também observa que, por ora, as tensões recuaram da beira do abismo, ajudando a reduzir a aversão a ativos de risco, conforme nota a clientes.