Somente em 2023, a Prefeitura de Cuiabá aplicou mais de 400 mil multas -foto arquivo

O candidato a prefeito Eduardo Botelho (União) se comprometeu a acabar com os radares de velocidade em Cuiabá, afirmando que eles atuam como “caça-níqueis” em uma “indústria da multa”, criada apenas para prejudicar o cidadão e aumentar a arrecadação da Prefeitura às custas da população.

“É uma verdadeira indústria da multa, com vários radares. Vou acabar com isso. Um caça-níqueis da Prefeitura, que chega a faturar milhões por ano. Isso não pode continuar”, declarou Botelho em seu programa eleitoral, transmitido na noite de sábado (28) e na manhã desta segunda-feira (30).

Somente em 2023, a Prefeitura de Cuiabá aplicou mais de 400 mil multas. Com cerca de 500 mil veículos circulando pela cidade, isso significa que 80% dos motoristas já foram penalizados pela chamada “indústria da multa”.

O programa apresenta depoimentos de cidadãos de Cuiabá que já foram multados, com a maioria reclamando da falta de sinalização adequada, da confiabilidade dos radares e da falta de transparência na aplicação dos recursos arrecadados.

Além disso, o programa abordou o descontentamento com o estacionamento pago no Centro Histórico de Cuiabá. Apesar de ser uma demanda dos comerciantes, a forma como foi implementado tem causado mais transtornos do que melhorias no fluxo de clientes.