AL/MT
Botelho mantém eleição da Mesa Diretora e garante votação sem aglomerações
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2020/04/botelho.jpg)
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), afirmou que o calendário para a eleição que definirá a nova Mesa Diretora da Casa será mantido, apesar das medidas de restrições sociais em razão da pandemia do coronavírus. A data da eleição ainda será definida, conforme a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que adiantou o pleito.
“Eleição [da Mesa Diretora] nós vamos ter. Nós vamos antecipá-la, por conta da PEC que foi votada, e eu vou discutir com os deputados qual data é melhor para isso. São 24 deputados, não vai ter aglomeração, não tem problema nenhum”, defendeu Botelho, que ainda não confirmou se tentará a reeleição.
Apelidada de “PEC Janaina”, a proposta que antecipa o pleito foi aprovada na semana passada pelos deputados. O objetivo era o de garantir a participação da deputada Janaina Riva (MDB) na eleição, que sai de licença maternidade em meados de agosto.
Riva, inclusive, já adiantou que pretende disputar a presidência da Mesa ou, pelo menos, a primeira-secretaria. A parlamentar confirmou, também, uma disputa entre ela e Max Russi (PSB), que busca ser mantido no cargo de primeiro-secretário.
Para Janaina, é preciso levar em consideração a necessidade de modificação na atual composição da Mesa, que deve ter Botelho novamente como presidente. “Os grupos já estão formados. Eu vejo hoje três grupos: Botelho x Max x Janaina. Cada um com sua força. O que acontece também é que não vai dar para reeleger a Mesa inteira, então vai ter que fazer uma composição nova”, defende a parlamentar.
OLHARDIRETO