Economia
Bolsa Família bloqueado: veja como resolver
Compartilhe:
No último dia 31 foram encerrados os pagamentos de julho do Bolsa Família, e a próxima rodada de depósitos inicia em 18 de agosto. Porém, muitos beneficiários tiveram bloqueio do programa, seja por falta de atualização do cadastro ou pelo fato de não cumprir as regras exigidas. Caso tenha ocorrido com você, saiba como reverter essa situação.
Vale ressaltar que o número de beneficiários do Bolsa Família sofreu uma queda no mês de julho, atingindo 20,9 milhões de famílias contempladas. Essa foi uma redução de aproximadamente 320 mil famílias em relação ao mês anterior, quando 21,2 milhões de famílias receberam o benefício. A mudança se deu pela exclusão de famílias unipessoais que não tinham direito aos pagamentos.
Saiba o que fazer em caso de bloqueio do Bolsa Família
Resolver o processo de bloqueio no Bolsa Família não é complicado, mas pode ser um pouco burocrático e demorado. Para efetivar essa regularização, é necessário ir até o centro de atendimento do CadÚnico (Cadastro Único) onde você fez seu cadastro. Nesse local, você saberá o motivo que levou à paralização do benefício e também qual o procedimento que deverá ser tomado para regularizar essa situação.
Dependendo do caso, você poderá entrar em contato com a Central de Atendimento do Bolsa Família, pelo telefone 0800 707 2003 e solicitar o desbloqueio, porém, é possível que seja necessário levar documentos presencialmente. Outra opção é utilizar o aplicativo do Bolsa Família (disponível para sistemas Android e iOS), que também fornece informações sobre o benefício, para atualizar seus dados.
Após a atualização cadastral e a regularização da situação, a família que preenche os requisitos voltará a receber o pagamento do Bolsa Família normalmente, inclusive com o valor retroativo referente aos meses de bloqueio. O prazo médio para o desbloqueio é de cerca de 90 dias.
Situações que podem levar ao bloqueio do Bolsa Família
Caso seu benefício tenha sido bloqueado, suspenso ou cancelado, você receberá uma mensagem no extrato bancário. Além disso, essa consulta pode ser feita no aplicativo oficial do Bolsa Família. Confira os principais motivos que podem te impedir de continuar recebendo os pagamentos mensais, sendo necessário a regularização:
- Divergências nos dados cadastrais, principalmente no que se refere à renda;
- Falta de atualização das informações, o que deve ser feito a cada dois anos;
- Mudança na faixa de renda (é possível ser incluído na regra de proteção).
Saiba o que fazer para não ter seu benefício bloqueado
Para evitar o bloqueio do Bolsa Família, é de extrema importância que o beneficiário mantenha seu cadastro sempre atualizado no Cadastro Único (CadÚnico). Os dados cadastrais, incluindo informações sobre endereço, telefone, renda e quaisquer alterações no grupo familiar, devem ser confirmados periodicamente.
Além de informar as possíveis alterações, é obrigatório que o responsável familiar faça a atualização a cada dois anos. Esse procedimento deve acontecer independentemente de mudanças. Isso porque existem diversas regras que devem ser cumpridas, para que o Bolsa Família continue sendo pago. Confira:
- Acompanhamento pré-natal durante a gestação;
- Cumprimento das vacinações conforme o calendário nacional;
- Acompanhar o estado nutricional de crianças com até 7 anos de idade;
- Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos;
- Frequência escolar mínima de 75% para beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não concluíram a educação básica.
Concursos no Brasil