Mato Grosso
Boca de urna e ameaça contra candidato: MT teve 175 ocorrências na eleição; veja cidades com mais crimes eleitorais
Compartilhe:
As eleições de 2020 terminaram em Mato Grosso com 175 ocorrências policiais, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp). A ‘Boca de Urna’ foi o principal crime cometido no Estado, respondendo por quase 75% dos registrados. A cidade de Primavera do Leste foi onde as forças policiais tiveram mais problema.
Das ocorrências registrados, o ranking ficou desta forma: boca de urna (131); tumultuar local de votação (11); compra de votos (10); promover, no dia da eleição, fraudar ao exercício do voto, fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo (8); violar sigilo de voto (7); transporte de eleitor (2); fake news (2); injúria eleitoral (2); ameaça contra candidato (1) e recusar ou abandonar o serviço eleitoral sem justa causa (1).
Um homem, que não teve sua identidade divulgada, foi executado a tiros no início da tarde de domingo (15), próximo a uma escola na região da Cohab São Gonçalo, em Cuiabá. Uma mulher que acompanhava a vítima ficou ferida no braço. O suspeito seria um homem em uma motocicleta, que já havia jurado a vítima de morte.
Segundo informações repassadas à Polícia Militar, o suspeito e a vítima haviam se envolvido em uma briga de trânsito dias atrás e na ocasião houve a vítima foi jurada de morte. Neste domingo (15) os dois se encontraram e o suspeito, em uma moto, efetuou vários disparos contra a VW Parati.
A vítima, que estava no banco do passageiro foi atingida por vários disparos e morreu ainda no local. No banco do motorista estava uma mulher, que teve ferimentos no braço. Conforma apurações iniciais da PM, a vítima possuía dois mandados de prisão em aberto contra ela.
Cidades
As dez cidades com mais ocorrências foram: Primavera do Leste (11); Barra do Garças (8); Aripuanã (8); Comodoro (6); Tapurah (6); Paranatinga (5); Cuiabá (5); Peixoto de Azevedo (5); Confresa (5) e Nova Mutum (5).
As eleições para as vagas de prefeito, vereador e senador começaram às 7 horas e seguiram até às 17 horas. Posteriormente, já teve início a contagem dos votos. Somente a capital de Mato Grosso terá segundo turno para a eleição de prefeito, que será realizada no dia 29 de novembro.
“A Sesp avalia as atividades realizadas no dia eleição como muito positivas. Tivemos um planejamento antecipado com a união de todas as forças de segurança, tanto a nível estadual, como federal e todas as nossas ações houve a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ontem tivemos o gabinete de gestão de crise composto por todos órgãos, exatamente para dar o suporte e segurança nas eleições. Então, a gente acredita que pelo tamanho do estado, pela quantidade de municípios que nós temos, o número de ocorrências registrados estão dentro das expectativas de segurança. Destaco ainda que todas estas ocorrências foram rapidamente atendidas, resolvidas e dada o devido encaminhamento, de forma que a proposta da Sesp e do TRE é exatamente garantir o direito universal do voto”, destacou o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Fortes.
Efetivo empregado
Para Operação Segurança nas Eleições 2020, a Sesp-MT empregou um efetivo de 4.523 profissionais e 1.337 viaturas para todo o estado. Já a Polícia Federal destinou 207 profissionais e 54 viaturas, a PRF atua com 70 policiais e 30 viaturas, o Exército com 375 militares, e a Marinha disponibilizou 8 fuzileiros e 2 motoristas.
Olhar Direto