Beleza
Biomédica explica o que são Bioestimuladores de colágeno e como agem no combate ao envelhecimento da pele
Compartilhe:
Nas últimas décadas centenas de procedimentos estéticos de harmonização facial tornaram-se essenciais na rotina de beleza das pessoas que já entenderam que a prevenção é o caminho mais tranquilo para quem deseja manter um aspecto jovem da pele por mais tempo. Nesse sentido o uso dos bioestimuladores de colágeno, como os fios de sustentação ou fios de polidioxanona (PDO) e a hidroxiapatita de cálcio, por exemplo, em tratamentos estéticos faciais e corporais, chegaram para ficar.
A biomédica esteta, especialista em harmonização facial, Geici Rafaela de Souza Bufollo, explica que os bioestimuladores são substâncias que, quando injetadas na pele, fazem um sinal que estimula a produção de colágeno novo. Eles são usados essencialmente para tratamento de flacidez e de perda de estrutura, onde há um derretimento da face, para corrigir essa sustentação.
Segundo a especialista, a partir dos 25 anos o corpo diminui a produção de colágeno, o que contribui para o aparecimento de flacidez, das rugas e linhas finas. “Existe vários tipos de bioestimuladores e os benefícios são desde a diminuição das rugas, preenchimento de áreas fundas do corpo e rosto, suavizar linhas de expressão, correção de cicatrizes; redução da celulite e flacidez, pele mais firme e viçosa”, diz Geici.
Geici explica que existem quatro tipos disponíveis no mercado: o ácido Poli-L-Láctico (conhecido por Sculptra), a hidroxiapatita de cálcio (conhecido por Radiesse), a policaprolactona (Ellanse), os fios de polidioxanona (PDO) e o ácido hialurônico + hidroxiapatita de cálcio (HarmonyCa). “Cada um com sua finalidade e resultado”, explica a biomédica.
O efeito imediato, segundo Geici, agrada aos olhos principalmente no caso da flacidez e melhoramento do contorno da face com o retorno da estética firme e jovial do rosto. O efeito a longo prazo é que nos cerca de 6 a 8 meses que esses bioestimuladores permanecem no corpo antes de serem totalmente absorvidos, eles vão ajudar o organismo na produção de colágeno e a manter a juventude e saúde da pele.
O que é o colágeno?
Naturalmente produzido pelo nosso corpo, o colágeno é uma proteína essencial que tem como função primordial dar sustentação e manter a coesão das fibras do nosso corpo. Entretanto, com o envelhecimento natural, a curva de produção começa a cair a partir dos 30 anos.
Os sinais mais intensos começam a aparecer a partir dos 40, como rugas e flacidez. Existem ainda hábitos que fazem com que a quantidade de colágeno em nosso organismo diminua ainda mais rápido. Como por exemplo, a exposição solar excessiva, consumo de açúcar em excesso, tabagismo e a poluição.
Todos esses fatores, ao gerarem radicais livres, causam a oxidação e degeneração das fibras de colágeno. Basicamente, é por isso que algumas pessoas têm aparência envelhecida antes do que outras.
Serviço:
O centro de biomedicina estética Geici Rafaela está localizado em Cuiabá, no bairro Boa Esperança. Para maiores informações o telefone de contato é o (65) 996641608 ou através das redes sociais no @esteticageici
Jornalista Laura Petraglia