Religião
Bíblia antiga poderá se tornar o ‘texto impresso’ mais caro do mundo
Compartilhe:
Com cerca de de 1.100 anos, a Bíblia será leiloada nos próximos dias – estima-se que seja vendida por cerca de 50 milhões de dólares.
O Codex Sassoon é a Bíblia Hebraica completa mais antiga que existe. Esse documento histórico possui cerca de 1.1100 anos e será leiloado em maio, com estimativa de arremate histórico de 50 milhões de dólares, se tornando o mais caro de todos os tempos – segundo a casa de leilões Sotheby’s.
Segundo especialistas, o Codex Sassoon é um registro que liga os pergaminhos do mar morto e o a versão da bíblia produzida atualmente. Através da abrangência de registros de movimentos históricos de suas respectivas épocas, essa Bíblia se tornou também um documento valioso sobre a transição de conhecimentos sobre as culturas e povos na qual se há registros – ou seja, muito além do que se conhece através da versão mais atual da Bíblia.
- O atual nome desse documento é uma homenagem ao antigo proprietário, David Solomon Sassoon faleceu em 1942.
- Jacqui Safra, atual dono do Codex, conseguiu provar que essa Bíblia é a mais antiga que existe – através de testes de datação de carbono,
- O Codex Sssoon registra princípios usados como base para diversas religiões, como o judaísmo, cristianismo e o islamismo. Ela é composta por 24 livros, que são divididos em três partes: o Pentateuco, Profetas e Escritos.
É sabido da existência dessa Bíblia desde o fim da década de 1960, mas permaneceu escondida por décadas. Antes do leilão que destinará o Codex ao novo dono, ele estará em exibição em uma turnê que passará por Londres, Tel Aviv, Dallas, Los Angeles e Nova York.
OLHAR DIGITAL