Nacional
Bebê nasce com quase 6 kg no Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Na última terça-feira (8), um bebê nasceu com quase seis quilos na Santa Casa de Campo Grande (MS), sendo considerado o maior bebê da história recente do hospital. Marcos Gabriel nasceu com 5,730 kg e a mãe afirma que a notícia da gestação, assim como o momento do parto, foi uma grande surpresa.
“Meu caçula tem 15 anos e eu nunca imaginava ter filho de novo. Tenho outros 3 filhos e engravidei quando precisei trocar o anticoncepcional. Quando descobri, entrei em desespero, chorei bastante e fui fazer o pré-natal. Foi quando descobri que estava com diabetes gestacional, um dos motivos para o bebê nascer gordinho”, afirmou a auxiliar de cozinha, Luiza Camposano Gomes em entrevista ao portal G1 MS.
O leite produzido pela mãe não está sendo suficiente para alimentar o recém-nascido e, por isso, Luiza está recebendo doação do banco de leite do hospital. A mãe relembra momentos marcantes durante o parto:
NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉
“A médica puxou ele e falou assim: você vai sentir uma sensação no peito, vai sentir um puxão. Quando puxaram, eu senti que a cama balançou, porque puxaram ele e como era muito grande, muito gordo, a cama chegou a balançar. A hora que olhei pro lado, nem acreditei. Aí virou festa”, contou ao G1. O pai do bebê, Antônio Marcos da Conceição, afirmou ter ficado muito feliz por o seu filho ter nascido com saúde.
Durante a gestação, Luiza afirmou que os exames já indicavam que o bebê teria mais de cinco quilos. No entanto, ninguém da família esperava que nascesse com quase seis. Devido ao bebê ter nascido maior do que imaginavam, os pais contaram que o enxoval não está servindo.
“Começando pelos cueiros dele da maternidade. Nenhum fechava e tivemos que pegar um lençol. As roupas também, só tem cinco na gaveta da cômoda, tudo pequeno. A fralda RN também não foi usada. A dele é a média. Quem tiver enxoval e puder ajudar, a gente fica agradecido”, completaram os pais.
Diabetes gestacional: complicações para o bebê
O diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia, ou seja, o aumento dos níveis de glicose no sangue, que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez.
No diabetes gestacional, os hormônios placentários provocam um aumento do açúcar no sangue em um nível que pode afetar o crescimento e o bem-estar do bebê. Quando a mãe possui diabetes gestacional, o bebê pode ter um risco aumentado de:
- Peso excessivo ao nascer
- Nascimento de bebê prematuro
- Síndrome do desconforto respiratório
- Hipoglicemia logo após o nascimento
- Diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉
Além destes problemas, diabetes gestacional não tratada pode levar à morte de um bebê antes ou logo após o nascimento.
Para descobrir a diabetes gestacional é necessário fazer exames periódicos durante toda a gravidez, principalmente entre as semanas 24 e 28. Saiba como tratar e quais os exames para diagnosticar diabetes gestacional.
Minha Vida