Rondônia
Ato contra a reforma da previdência paralisa aulas em cidades de Rondônia
Compartilhe:
Quatro escolas municipais e quatro escolas estaduais tiveram as aulas totalmente paralisadas em Vilhena. Em Porto Velho, manifestantes se reúniram na praça das Três Caixas D’água.
Trabalhadores de diversas áreas paralisaram as atividades na manhã desta sexta-feira (14) em quatro cidades de Rondônia em protesto contra a reforma da previdência. As aulas foram paralisadas nos campi da Universidade Federal de Rondônia (Unir), nos campi Calama e Guajará-Mirim do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e em algumas escolas estaduais e municipais. O transporte público em Porto Velho funciona normalmente.
O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) aderiu ao movimento e informou que a mobilização também é para protestar por mais empregos e contra os cortes na educação, a saúde e as políticas sociais, além das “constantes ameaças de desmonte dos bancos públicos”. Os bancos funcionam normalmente.
PORTO VELHO, 10h25: manifestantes fazem passeata no Centro — Foto: Marison Dourado/CBN Amazônia
Em Porto Velho, um grupo deu início a concentração por volta das 8h na praça das Três Caixas D’água com faixas e cartazes. Em seguida, os manifestantes seguiram em passeata por ruas do centro da cidade.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que no início da manhã três homens encapuzados tentaram obstruir uma das vias da BR-364, no Km 722, e atearam fogo em pneus, mas pouco depois o trânsito foi liberado.
ARIQUEMES, RO, 10h15: Manifestantes realizam apitaço em semáforo da Avenida Tancredo Neves — Foto: Luiz Martins/Rede Amazônica
Em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, professores e trabalhadores rurais se reuniram próximo a um semáforo da Avenida Tancredo Neves. Os manifestantes realizam apitaços e discutiram sobre a reforma da previdência.
JI-PARANÁ, RO, 09h15: Manifestantes estão em frente ao portão do campus Unir — Foto: Gedeon Miranda/Rede Amazônica
Na Região Central, um grupo de manifestantes, incluindo professores, estudantes e indígenas, se reuniram em frente aos portões do campus Unir de Ji-Paraná. A entrada de veículos foi bloqueada no local.
VILHENA, RO, 09h55: Ato é realizado em praça da cidade e manifestantes distribuem folhetos — Foto: Renato Barros/Rede Amazônica
Em Vilhena (RO), no Cone Sul, a mobilização aconteceu na Praça Nossa Senhora Aparecida, na área central da cidade, com a participação de servidores da educação municipal, estadual, federal, estudantes e trabalhadores de diversas áreas. Por volta das 10h, os manifestantes seguiram em passeata por ruas da cidade.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) E Secretaria Municipal de Educação (Semed), oito escolas tiveram aulas totalmente paralisadas. Outras instituições de ensino ficaram apenas parcialmente sem aulas.