Mato Grosso
Associação que oferece assistência para autistas expande atendimento e precisa de doações em MT
Compartilhe:
A Associação de Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA) pretende expandir a atuação, mas faltam voluntários para ajudar o local e busca doações para mobiliar a nova sede. O AMA auxilia o Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) no estado.
A associação conseguiu a doação de uma nova sede que ficou pronta em 2021. No entanto, ainda não há atendimento ao público pela falta de profissionais voluntários e a falta da mobília do local.
Crianças diagnosticadas com autismo precisam de acompanhamento multidisciplinar para o desenvolvimento. No entanto, o SUS nem sempre oferece as terapias necessárias.
A AMA surgiu depois que pais de crianças autistas que passavam por essa dificuldade se reuniram para tentar mudar a situação. A iniciativa é filantrópica e não tem fins lucrativos. Atualmente, o grupo ajuda 500 pessoas com autismo.
Para continuar o trabalho, a associação recebe contribuição mensal de R$ 10 a R$ 20, e, para manter o trabalho, recebe doações para manter os atendimentos.
A presidente da AMA, Kelly Viegas, disse que a unidade já conta com três psicólogos e uma psicopedagoga para atendimento das crianças.
“Vamos começar a prestar atendimentos às famílias gratuitamente e divulgar o calendário para que os pais possam trazer o encaminhamento para os profissionais realizarem uma avaliação e iniciar o tratamento”, disse.
G1