Agronegócios
Associação de Girolando amplia atendimento em Rondônia
Compartilhe:
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando está reforçando sua equipe técnica em Rondônia. Na semana passada, o coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), Edivaldo Ferreira Júnior, esteve no estado para uma visita de fomento em propriedades locais e para conduzir o treinamento da médica-veterinária Janaína Ferreira Peixoto Batista. Ela atuava como controladora do Serviço de Controle Leiteiro Oficial e, agora, passa também a realizar a inspeção e registro genealógico dos rebanhos locais, juntamente com o técnico que já atende na região, Willian de Oliveira Santos.
Segundo o coordenador do PMGG, o treinamento ocorreu em diversas propriedades de Rondônia, com sistemas de produção distintos, o que permitiu um conhecimento mais amplo da realidade de cada associado rondoniense. “A pecuária leiteira tem um grande potencial de crescimento na região, pois o estado abastece importantes capitais do Norte do Brasil, como Rio Branco, Manaus, Boa Vista, além do mercado interno. A raça Girolando, por permitir uma criação nos mais diferentes sistemas de produção, encaixa perfeitamente nas demandas dos produtores de Rondônia”, explica Edivaldo Júnior.
De acordo com informações da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, o rebanho destinado à produção leiteira chega a 2,8 milhões de cabeças. Rondônia ocupa a 9ª posição no Brasil com 1,6 milhão de litros/dia. Além disso, no Norte, é o estado com maior número de associados da Girolando. A técnica Janaína Batista destaca que nos últimos anos houve uma grande valorização da genética Girolando selecionada no estado por conta da mudança no status sanitário. “Desde que houve a mudança do status para livre de febre aftosa sem vacinação, o que impede a entrada de animais de áreas de status diferente, os criadores de Girolando ganharam mais espaço para mostrar seus trabalhos de seleção aos produtores de Rondônia. São criatórios com rebanhos de grande qualidade genética que estão contribuindo para o avanço da pecuária leiteira local”, explica.
Entre os produtores visitados, Edivaldo Júnior conheceu o projeto de produção de leite do criador Abdias Alves de Oliveira, em Ariquemes, onde há um sistema de produção de energia solar, ligada à seleção da raça. O pecuarista aproveitou a estrutura das placas solares para instalar seu bezerreiro. Com isso, consegue proporcionar áreas de sombreamento para os animais.
AI