Conectado por

Aripuanã

ARIPUANÃ: Seluir Peixer, deputado Paulo Araújo e vereadores visitam garimpo e ouvem demandas


Compartilhe:

Publicado por

em

A Prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer Reghin, juntamente com deputado estadual Paulo Araújo, Vvce-prefeito Luciano Vasconcelos da Costa, Secretaria de Governo e Planejamento Maria das Graças Sombra Teixeira, e os vereadores “Caxeta”, Sinéia, Beto Casteliano e “Nenê visitaram o Garimpo de Aripuanã-MT.

Seluir visitou o garimpo para conhecer de perto a realidade do local. O presidente da Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros da Região de Aripuanã, Antônio Vieira da Silva (Toninho), acompanhou a prefeita e explicou a real situação daquela localidade.

Prefeita Seluir Peixer e a secretária municipal Graça Teixeira conheceram de perto a real situação do garimpo em Aripuanã

“Nos últimos anos houve um aumento explosivo de casos de malária no Município de Aripuanã, que está associada, com a intensificação das atividades garimpeiras na Região“. Disse Seluir Peixer. A Prefeita parabenizou o trabalho do senhor Aldemir Magalhães (Microscopista) e se comprometeu a disponibilizar mais (1) servidor público da saúde para auxiliar no combate e Controle de Endemias dentro do Garimpo.

Seluir, preocupada com a saúde da população de Aripuanã, principalmente dos garimpeiros, observou que há uma grande necessidade de coleta de lixo no local e também a pulverização de inseticida para diminuir os focos do mosquito e se comprometeu am solucionar esta demanda. ” Nossa visita foi importante, conhecemos de perto a realidade e com certeza ajudaremos dentro de nossas possibilidade esta comunidade de trabalhadores”.

vereador Beto Casteliano ouviu atentamente os garimpeiros

O vereador Beto Casteliano que também participou da visita, disse que ” os garimpeiros tem todo seu apoio em relação as demandas apresentadas e que não medirá esforços para ajudar o executivo a executar políticas de melhorias na sua cidade e também na área do garimpo”.

Saiba mais sobre a Malária – A doença é causada por parasitos do gênero Plasmodium dos quais há quatro espécies principais: Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae, Plasmodium vivax e Plasmodium ovale. O P. falciparum é a principal causa da malária clínica grave e de mortes.

Transmissão – O parasito é transmitido através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado. Esses mosquitos geralmente picam entre o anoitecer e o amanhecer.

Prevenção- O controle do vetor, que é o mosquito, é a principal estratégia para reduzir a transmissão da malária, além do fornecimento de medicamentos para as infecções. É recomendado dois tipos de controle efetivos: dormir sob mosquiteiros tratados com inseticida, controle químico (aplicação intradomiciliar de inseticida de efeito residual e pulverização espacial de inseticida). Em algumas circunstâncias específicas, é possível complementar a estratégia com o manejo da fonte de larvas e outras ações que reduzam os focos de mosquitos e suas picadas em humanos.


REDAÇÃO COM  VANIA TARGANSKI BENITEZ
FOTOS: VANIA TARGANSKI BENITEZ

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com