O apresentador de televisão Gugu Liberato é visto nos bastidores do programa ‘Domingo Legal’, do SBT, em São Paulo, em dezembro de 2005 — Foto: Fernando Pereira/Estadão Conteúdo/Arquivo
Gugu Liberato em foto de 1981 — Foto: Erasmo de Souza/Acervo do SBT
Gugu Liberato recebe o cantor Agnaldo Timóteo durante gravação de seu programa nos estúdios do SBT em São Paulo, em agosto de 1986 — Foto: Oswaldo Maricato/Estadão Conteúdo/Arquivo
Gugu em parada de Dia das Crianças da então TVS em 1988 — Foto: João Batista da Silva/Acervo SBT
Gugu Liberato conversa com Fernanda Abreu no ‘Viva a noite’, em 1990 — Foto: Carlos Manfredo/Acervo do SBT
Gugu Liberato apresenta o ‘Viva a noite’, em 1986 — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato e convidados do ‘Viva a noite’, em 1988 — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato (no meio) com Adenair Lima, Chitãozinho, Xororó, Noely Pereira, Júnior e Sandy no ‘Viva a noite’, em 1988 — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu apresenta o ‘Passa ou Repassa’ em 1992 — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato e Mara Maravilha em gravação de vinheta do SBT em 1992 — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu apresenta o ‘Cidade contra cidade’ em 1988 — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu apresenta o ‘Corrida maluca’ em 1989 — Foto: João Batista da Silva/Acervo do SBT
Gugu Liberato e Marcelo Aguiar no ‘Sabadão Sertanejo’, em 1991 — Foto: Carlos Manfredo/Acervo do SBT
Gugu Liberato apresenta o ‘Domingugu’, em 1993 — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato e participantes do ‘Play Game’, em 1993 — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Integrantes do grupo Polegar e Gugu Liberato no ‘Programa de Vídeos’, em 1992 — Foto: Francisco Inácio/Acervo do SBT
Gugu Liberato e Silvio Santos no programa ‘Roletrando’ — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato com Sandy & Junior no ‘Super Paradão’, em 1992 — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato entrevista Ana Maria Braga no ‘Domingo Legal’ — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato dança com o ‘Pintinho Amarelinho’ no ‘Domingo Legal’ — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato com os Mamonas Assassinas e outros convidados do ‘Domingo Legal’ — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato com Marcelinho Carioca e Helen Ganzarolli no ‘Domingo Legal’ — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato em gravação de quadro do ‘Domingo Legal’ — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato com o KLB no ‘Domingo Legal’ — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
Gugu Liberato conversa com Ricky Martin no ‘Domingo Legal’ — Foto: Moacyr dos Santos/Acervo do SBT
O apresentador Gugu Liberato conduz sua assistente de palco Luiza Ambiel para a banheira durante gravações do quadro ‘Banheira do Gugu’ no programa ‘Domingo Legal’, gravado nos estúdios do SBT em São Paulo, em foto de agosto de 1995 — Foto: Ciro Coelho/Estadão Conteúdo/Arquivo
Gugu Liberato recebe a vidente Mãe Dinah durante gravações do ‘Domingo Legal’, no SBT, em março de 1996 — Foto: Ricardo Teles/Estadão Conteúdo/Arquivo
Gugu Liberato recebe a modelo e atriz Elke Maravilha em gravação do programa ‘Domingo Legal’ nos estúdios do SBT, em São Paulo, em novembro de 1997 — Foto: Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo/Arquivo
O apresentador Gugu Liberato durante entrevista coletiva na Fábrica 5, casa noturna que ele adquiriu em sociedade com Miguel Fallabela, em São Paulo, em agosto de 2000 — Foto: Maurício de Souza/Estadão Conteúdo/Arquivo
Os apresentadores Gugu Liberato e Silvio Santos durante a gravação do programa ‘Troféu Imprensa’, no SBT, em São Paulo, em abril de 2002 — Foto: Celso Junior/Estadão Conteúdo/Arquivo
Gugu se disfarça em quadro do ‘Domingo Legal’, em 2008 — Foto: Lourival Ribeiro/Acervo do SBT
Gugu Liberato apresenta o ‘Programa do Gugu’ durante gravação em novembro de 2017 — Foto: Edu Moraes/Record TV/Divulgação
Gugu Liberato durante coletiva de imprensa do reality show ‘Canta Comigo’ em 23 de setembro, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo — Foto: Fábio Guinalz/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Gugu Liberato durante coletiva de imprensa do reality show ‘Canta Comigo’ em 23 de setembro, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo — Foto: Fábio Guinalz/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Saiba mais :
Gugu Liberato teve sua morte confirmada na noite desta sexta-feira (22) aos 60 anos de idade após sofrer um acidente em sua casa nos Estados Unidos.
Inicialmente, informou-se que o apresentador foi internado na quinta-feira e iria ficar em observação em um hospital local durante 48 horas, mas a gravidade do caso foi confirmado horas depois. Gugu caiu de uma altura de 4 metros ao subir para arrumar o ar-condicionado de sua casa em Windermere, nos arredores de Orlando, onde morava com a família.
A informação da morte era dada como certa desde as 16h desta quinta-feira, mas a assessoria de imprensa do apresentador seguiu negando até que os familiares dele decidissem anunciar a notícia. A confirmação só saiu oficialmente na noite desta sexta (22).
Segundo amigos do apresentador, Gugu já estava respirando com ajuda de aparelhos e a decisão de desligá-los seria do filho, pois ele não era casado no papel com Rose Miriam. João Augusto, seu primogênito, por já ter 18 anos já podia tomar a delicada decisão. Os familiares tinham até 48 horas para decidir e, depois disso, o desligamento dos aparelhos poderia ser feito pelo hospital após dois laudos médicos.
No dia 4 de novembro, Gugu chegou a desmentir nas redes sociais um boato de que teria morrido após sofrer um infarto. “Pessoal, alguém publicou que eu tive um infarto. É FAKE, tá? Estou muito bem, obrigado”, escreveu no Twitter.
Gugu, batizado Antonio Augusto Moraes Liberato, nasceu em São Paulo em dia 10 de abril de 1959 e é filho de Augusto Claudino Liberato, um caminhoneiro, e Maria do Céu Moraes, uma lavadeira. Ele tem três filhos, João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, 15, frutos de seu casamento com Rose Miriam.
Leia comunicado na íntegra:
Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos.
Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.
Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.
Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.
Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.
Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.
Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças – que são muitas – e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.
Acidente de Gugu Liberato
Gugu caiu na quarta-feira (20) de uma altura de cerca de 4 metros. Ele estava no sótão de sua casa em Windermere, nos arredores de Orlando, arrumando o ar condicionado, quando o piso, que era de gesso, cedeu, e o apresentador caiu no chão da cozinha, lesionando a cabeça dos dois lados. Rose di Matteo, mulher de Gugu, estava em casa no momento do acidente acompanhada de amigos, bem como os três filhos do casal, João Augusto, Marina e Sofia. Foi João quem se encarregou de chamar a ambulância para socorrer o apresentador.
Em um primeiro momento, a assessoria de imprensa afirmou apenas que ele ficaria em observação por 48h, e depois confirmou-se que o estado de saúde era, na verdade, grave. Em nota oficial divulgada na noite de quinta-feira, foi informado que Gugu estava internado em estado grave na UTI.
Familiares que moram no Brasil embarcaram para os Estados Unidos na manhã da quinta-feira (21), entre eles Maria do Céu, de 90 anos, mãe do apresentador. Por volta das 19h30 (horário local), eles chegaram a Orlando para acompanhar de perto a evolução do quadro de saúde de Gugu. Muito abalada, ela chegou em uma cadeira de rodas, e foi recebida por Rose.
Carreira
Um dos maiores apresentadores de televisão do Brasil, Gugu começou a carreira aos 14 anos como assisente de palco do Silvio Santos. Ele foi contratado após enviar dezenas de cartas para a emissora sugerindo diferentes programas para a emissora.
Ele chegou a cursar Odontologia na cidade de Marília, no interior de São Paulo, mas largou o curso para investir na carreira de seminarista.
Em 1981, Gugu estreou como apresentador no SBT à frente do Sessão Premiada. Ao longo de quase três décadas na emissora, comandou programas como Viva a Noite, Sabadão Sertanejo e Domingo Legal, esse último por quase 17 anos. Sucesso nos anos 1990 e 2000, foi onde surgiu o quadro Banheira do Gugu, um de seus mais famosos e que lançou celebridades como Solange Gomes e Nubia Oliiver.
Em 2009, foi contratado pela Rede Record, onde passou a comandar o Programa do Gugu, que durou cerca de quatro anos. Na emissora, ele também apresentou uma temporada do reality show Power Couple Brasil em 2018, além do programa de talentos Canta Comigo, que iria ao ar até o dia 4 de dezembro.
Família
Gugu era pai três filhos: João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, de 15. Todos são frutos de seu relacionamento com Rose Miriam di Matteo, uma antiga namorada com quem ele voltou a se relacionar após alguns anos separados.
“Eles estão na fase da aborrecência. Não é facil educar adolescentes e estou passando por isso agora. Tem que ser rigoroso porque muitas vezes eles não têm noção dos perigos de algumas coisas e de certas amizades. Sou um pai rigoroso, sim! Acho que tem que ser. Lá na frente eles vão reconhecer isso”, explicou.