Aripuanã
Após semanas em alta, quadro de casos ativos de Covid-19 começa a diminuir em Aripuanã
Compartilhe:
A Prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quarta-feira (02), o Boletim Epidemiológico de número 117, atualizando os números de casos de Coronavírus na cidade. Diferente das últimas semanas, o relatório apontou uma queda no quadro de casos ativos do município.
De acordo com o boletim, o quadro caiu de 1.110 para 748. Por outro lado, o número de óbitos teve um leve aumento, passando de 49 para 51 vítimas.
Foram duas novas vítimas, ambas do sexo feminino. Uma tinha 46 anos e faleceu no Hospital Estadual Santa Casa no dia 28 de janeiro. A outra tinha 67 anos e faleceu na UTI de Juína, também no dia 28 de janeiro.
No momento, a cidade possui 06 casos de internamento, sendo 04 em ala de Enfermaria e 02 em ala de UTI.
A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando 742 casos. Ao todo, desde o início dos monitoramentos, já foram registrados 5.931 casos confirmados de Covid-19 em Aripuanã. Desse total, 5.183 pessoas já foram curadas. Ao todo, foram 10.864 pessoas notificadas e 4.933 casos descartados.
É importante observar que, apesar do número crescente de casos ativos, o município tem registrado poucos casos de internamentos. São 742 casos ativos, mas a maioria deles, apesar de estarem positivados, são casos que apresentam sintomas leves.
O mérito dessa questão, em boa parte, se dá por conta da campanha de vacinação, já que as doses ajudam a protegê-lo, criando uma resposta de anticorpos (sistema imunológico) sem que você tenha que ficar doente.
Vale destacar que todos os casos ativos já estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.
Com essa elevação, a Secretaria Municipal de Saúde reforça com toda população a importância de todos continuarem seguindo as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, tais como uso de máscara, evitar aglomerações e o uso do álcool em gel.
Para incentivar esses cuidados, o município contratou novos fiscais que vão ajudar a orientar a população e o comércio sobre a importância dessas medidas.
Adotar esses hábitos se tornou ainda mais fundamental neste momento, pois, além de prevenir o contato com a Covid-19 e suas variantes, como a ômicron, também ajuda a proteger da H3N2, novo vírus influenza (gripe) em circulação.
Caso apresente sinais de gripe ou Covid-19, procure o Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19, deixe o Hospital Municipal Santo Antônio para casos de emergência e urgência.
Aripuana.mt.gov.br