Mato Grosso
Após festas de fim de ano, taxa de internações por Covid-19 é a mais alta dos últimos 4 meses em hospitais de MT
Compartilhe:
Mato Grosso voltou a ter mais de 60% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 neste início de ano. A taxa não ficava tão alta desde o dia 19 de setembro de 2020. Após as festas de Natal e Ano Novo, o número de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado chegou a 253, o mais alto dos últimos quatro meses. Nas enfermarias públicas, 264 pacientes estão internados vítimas da doença.
No início de dezembro, antes das festas, Mato Grosso tinha 132 pessoas internadas em UTIs públicas e 122 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação era de 32,7% para UTIs adulto e em 14% para enfermarias adulto, o que representa uma diferença considerável.
No norte do estado, hospitais estão com unidades intensivas praticamente lotadas. A piora tem relação com o número de casos. Só nessa segunda-feira (11), foram 1,7 mil novos registros e dez mortes pela doença.
Nos primeiros dez dias do ano, o estado registrou 164 mortes pela doença, um número 80% mais alto que os primeiros dez dias do mês passado. O número de casos também aumentou.
No estado, três hospitais que atendem pelo Serviço Único de Saúde (SUS) estão com todos os leitos de UTI para pacientes com coronavírus ocupados:
- Hospital Municipal Arlete Daisy Chichetti de Brito, em Tangará da Serra
- Hospital Regional de Sorriso
- Hospital Regional Hilda Strenguer Ribeiro, em Nova Mutum
Outros três hospitais estão com 90% dos leitos ocupados:
- Hospital e Maternidade Santa Rita, em Várzea Grande
- Hospital Municipal de Juína
- Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, em Rondonópolis
O Hospital Regional de Sinop está com 89% dos leitos ocupados, seguido do Hospital Santa Casa, em Cuiabá, com 80% e Hospital Regional Dr Antonio Fontes (Cáceres) com 80%.
Centro de Triagem Covid-19
Arena pantanal passou a ser o Centro de Triagem Covid-19 em julho do ano passado, quando o estado passava por um colapso no sistema de saúde.
No local, o paciente faz o exame e tem acesso a medicamentos e exames, como a tomografia, fornecidos pela secretaria de saúde do estado. Até o mês passado, eram distribuídas em torno de 500 senhas pra atendimento por dia. Agora já são mais de 900. As filas começam no início da madrugada.
Dados em MT
A SES-MT notificou, até a tarde desta segunda-feira, 191.106 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.694 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.
Nas últimas 24 horas, foram notificadas 1.747 novas confirmações de casos de coronavírus e 10 mortes no estado.
G1