Acre
Após baixa de 60% nas últimas três semanas, Hemoacre pede ajuda para aumentar estoque de sangue
Compartilhe:
Após apresentar uma baixa de 60% no número de doadores nas últimas três semanas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) alerta que é preciso intensificar a coleta. O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado na quinta-feira (14).
A gerente do hemocentro, Elba Luiza, informou que, normalmente, são recebidas cerca de 30 doações por dia e esse número caiu para 12 nos últimos dias.
O hemocentro chegou a ficar dois dias sem os tipos sanguíneos A negativo e O negativo. De acordo com Elba, atualmente, o Hemoacre recebe cerca de 700 doações por mês.
“Está com três semanas que essa queda no número de doadores ficou bastante significativa, principalmente de A e O negativo. Normalmente, temos uma média de 20 a 30 doações por dia e nessas últimas semanas, teve dia que apenas 12 pessoas doaram”, disse Elba.
Entre os motivos para a queda nas doações, segundo a gerente, seria tanto os dias de temperaturas mais baixas na capital acreana, além da campanha de vacinação contra a gripe. Isso porque, quem recebe a vacina da gripe, fica inapto a doar por um mês.
“A captação está ligando, fazendo chamado, mas tem muito doador gripado. Foi uma sequência de acontecimentos, que chegamos a ficar dois dias sem estoque desses dois tipos sanguíneos”, afirmou a gerente.