Amazonas
Apesar de ataque hacker a sistema, vacinação contra Covid-19 em Manaus não é afetada
Compartilhe:
O ataque hacker que derrubou o aplicativo do ConecteSUS, nesta sexta-feira (10), não prejudicou a vacinação contra a Covid-19 em Manaus. A aplicação das doses segue normalmente nos postos da cidade.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde da capital informou que usa um sistema próprio de registro de doses, o SMV (Sistema Municipal de Vacinação), no qual são inseridas todas as informações sobre a vacinação na capital. Posteriormente, os dados são enviados ao Ministério da Saúde.
A plataforma Imuniza Manaus também consegue identificar a situação das doses de cada cidadão registrado na capita, mesmo que o sistema ConecteSus não esteja disponível para emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.
O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil .
O diretor técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Daniel Barros, afirmou que por causa do ataque hacker possivelmente o boletim diário com os casos e mortes por Covid registrados no Amazonas vai sofrer influência.
“Usamos aqui no Amazonas o sistema nacional. Parte dos dados é enviada por um sistema paralelo, então aquilo que as secretarias nos informarem vamos atualizar. Esperamos que o sistema normalize para que possamos ter a notificação normalizada”, explicou Barros.
De acordo com Barros, a carteirinha física da vacinação é aceita em locais que exigem o comprovante. Apenas para viagens, as pessoas podem enfrentar problemas maiores.
“Nos eventos que estão pedindo o comprovante de vacinação, a carteirinha de vacinação será aceita. O problema é a questão de viagem, que precisa do comprovante do sistema nacional, mas acreditamos que em breve será solucionado. Não foi passado um prazo pelo Ministério”, afirmou.
G1.globo.com