Mato Grosso
Apae de Itaúba receberá 10 computadores viabilizados por deputada Janaina Riva por meio do Programa Recytec
Compartilhe:
A deputada estadual Janaina Riva (MDB), recebeu na manhã desta terça-feira (29.11), a doação de dez computadores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletrônicos (Recytec), que serão destinados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município de Itaúba.
A convite do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Maurício Munhoz, a parlamentar conheceu a sede do Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletrônicos (Recytec) em Cuiabá onde funciona também o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).
No local é realizada a reciclagem e o descarte ambientalmente adequado de equipamentos eletrônicos inservíveis para os órgãos, entidades do poder público e população em geral. Com relação aos computadores, após a limpeza, manutenção e substituição de peças e componentes, os equipamentos são destinados para o atendimento de projetos de inclusão digital em escolas públicas, bibliotecas, e outras iniciativas de acesso à informação, como no caso da Apae de Itaúba, solicitado pela deputada Janaina.
“Os computadores que são recondicionados aqui e doados para projetos sociais e de inclusão digital, saem com dois anos de garantia e assistência técnica”, explica o secretário ao reforçar que além de garantir o acesso da população à tecnologia e equipamentos de informática recondicionados, o Recytec também tem o compromisso de assegurar a oferta de cursos de qualificação profissional nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e fomentar a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções nas áreas de ciência e tecnologia.
O descarte ambientalmente correto do lixo eletrônico, também conhecido como logística reversa de eletrônicos, é um dos principais objetivos do Recytec, evitando o descarte incorreto no meio ambiente.
“Estou encantada com o trabalho que estão fazendo aqui. É incrível. Temos uma demanda diária dos municípios por equipamentos e laboratórios de informática e, aqui, além de ajudar o meio ambiente com o recolhimento e destinação adequada de tudo que vai na tomada e não está em uso na casa das pessoas, ainda estão qualificando e formando profissionais para o mercado de trabalho”, disse Janaina.
Os cidadãos e empresas que quiserem descartar e reciclar corretamente seus eletrônicos podem usufruir dos serviços gratuitos do projeto, fazendo solicitações diretamente através do WhatsApp, pelo número (65) 99229-2675.
Assessoria