Medicina
Anticorpos COVID-19 melhoram com o tempo
Compartilhe:
Os anticorpos contra o SARS-CoV-2 se tornam mais eficazes nos meses após uma pessoa receber a vacina Pfizer COVID-19, de acordo com um novo estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos.
Em números absolutos, os níveis de anticorpos diminuíram ao longo dos meses após a vacinação. No entanto, as novas descobertas mostraram que os anticorpos permaneceram cada vez mais fortes e direcionados com mais precisão contra o vírus. Isso significa que mesmo níveis baixos de anticorpos continuariam a fornecer alguma proteção contra a cepa original do vírus.
No estudo, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 42 pessoas e amostras de linfonodos de 15. As amostras foram coletadas antes que os participantes recebessem sua primeira dose da vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 e três, quatro, cinco, sete, 15 e 29 semanas depois. Amostras de medula óssea também foram coletadas de 11 pessoas 29 e 40 semanas após a primeira injeção. Oito pessoas forneceram os três tipos de amostras. Esses oito não pegaram o COVID-19, então sua resposta de anticorpos veio apenas da vacinação.
Os pesquisadores descobriram que a qualidade dos anticorpos melhorou após seis meses. Logo após a vacinação, apenas 20% dos anticorpos se ligaram a uma proteína do vírus, em comparação com quase 80% seis meses depois.
Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-022-04527-1.
Boasaude.com.br