Mato Grosso
Janaina lidera com 5,1% em MT, seguido por Botelho que obteve 3,5%; outros 54 nomes pontuaram
Compartilhe:
A vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso-AL/MT, Janaina Riva (MDB), deve ser a campeã de votos nestas eleições gerais. Segundo levantamento da Percent, publicado em absoluta primeira mão pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá, a jovem deputada estadual seria reeleita com 5,1% das intenções de votos.
O atual presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho (União Brasil), cravou 3,5% de preferência popular, o que lhe assegurou o segundo lugar entre os 56 nomes citados na modalidade espontânea.
Os deputados estaduais, Elizeu Nascimento (PL), e Ondanir Bortoline, o Nininho (PSD), estão rigorosamente empatados na terceira posição com 3,1%. Eles são acompanhados de perto pelo ex-secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo (União Brasil), e Max Russi (PSB), ambos com 3%.
O ex-governador, Júlio Campos (União Brasil), e o atual deputado estadual, Paulo Araújo (PP), abocanharam 2,5% e 2,3%, respectivamente.
Na sequência, o ex-secretário estadual de Fazenda, Éder Moraes (PV), martelou 2%, percentual que o projeta como o 1º colocado da federação partidária que tem o PT, PV e PC do B, juntos.
Outros 16 nomes aparecem com percentual abaixo de 2%, como é caso do deputado estadual, Wilson Santos (PSD), com 1,8% das citações. Wilson deve conquistar a 2º vaga do PSD. Com menos de 1%, a lista da Perecent ainda encontrou no campo outros 32 candidatos. (Veja abaixo)
“Faltando cerca de 10 dias para as eleições, 44% dos mato-grossenses ainda não definiram o seu voto para deputado estadual. Com elevado número de indecisos, a votação para escolha das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa deve cair muito nestas eleições gerais”, afirmou Ronye Steffan, proprietário da Percent.
Metodologia
A pesquisa foi realizada de 17 a 19 de setembro, com margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. O levantamento aplicou 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso, seguindo critérios científicos como renda, sexo, idade e escolaridade. A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob os números MT-01749/2022 e BR-07048/2022.