Agronegócios
AMAGGI anuncia transição na Presidência do Conselho de Administração
Compartilhe:
O economista Sérgio Pizatto está na Amaggi há 29 anos
O presidente do Conselho de Administração da AMAGGI, Pedro Jacyr Bongiolo, deixará o cargo durante o mês de junho deste ano, após 12 anos à frente da função. A cadeira passará a ser ocupada por Sergio Luiz Pizzatto, que está há 29 anos na companhia, desempenhando diversos cargos executivos, em uma trajetória profissional de muito sucesso e reconhecimento.
Pedro Jacyr está entre os primeiros funcionários da AMAGGI. No dia 6 de novembro de 2022, completou 44 anos de dedicação ininterrupta na empresa, onde iniciou na função de auxiliar de escritório.
Depois de galgar várias posições, assumiu a presidência executiva em 2002, onde permaneceu por nove anos, antes de aceitar o convite para presidir o Conselho de Administração.
Segundo Pedro Jacyr, essa decisão vem sendo construída em um entendimento mútuo entre ele, Blairo e demais acionistas e membros da família Maggi e o próprio Conselho. “Tenho como objetivo me dedicar a projetos particulares, além de reservar mais tempo para mim e para minha família”, explica o empresário, de 62 anos.
“Nossa atuação estará sempre focada em manter uma governança corporativa robusta e transparente, olhando para o futuro e perenidade da companhia, inclusive nos últimos anos com a participação da terceira geração de acionistas. Temos sido muito bem-sucedidos em todos os processos de transição realizados pela companhia, tanto no conselho, CEO e executivos, garantindo um tempo adequado para o processo organizacional interno e comunicação aos nossos stakeholders”, acrescenta.
Segundo Blairo Maggi, acionista da companhia, a transição na Presidência no Conselho segue o direcionamento estratégico da companhia, observando também todas as boas práticas de governança adotadas pela AMAGGI ao longo dos anos.
Trajetória de Sucesso
A história de Pedro Jacyr se confunde com a história da própria AMAGGI, uma vez que a criação da empresa aconteceu apenas um ano antes de seu ingresso no quadro de funcionários. Ele teve a oportunidade, por exemplo, de ser entrevistado, contratado, trabalhar e conviver lado a lado com o próprio André Maggi, um dos fundadores da companhia, juntamente com a esposa Lucia e o filho Blairo Maggi.
Quando assumiu a presidência executiva, a companhia possuía cerca de 2 mil colaboradores. Hoje esse número se aproxima de 10 mil pessoas em todo Brasil e no exterior. Jacyr esteve presente em todos os momentos marcantes da AMAGGI como o primeiro bilhão faturado, a abertura do primeiro escritório internacional, no estabelecimento de processos de governança arrojados, no posicionamento da empresa como referência em ESG, entre muitos outros.
Bongiolo destaca que uma de suas maiores realizações foi participar da transformação da AMAGGI, de uma pequena cerealista e produtora no interior do Paraná para uma das maiores empresas de commodities agrícolas do mundo, com atuação em toda cadeia de grãos e fibras, da produção, industrialização, a venda, passando pela logística e geração de energia elétrica.
“Esses méritos pertencem a todos nós colaboradores da AMAGGI. Essa é uma característica que também nos diferencia, que é a forma como fazemos negócios, com muito respeitos às pessoas e aos nossos parceiros. É o que garante a nossa perenidade”, comenta Bongiolo.
Sobre Pedro Jacyr Bongiolo
Pedro Jacyr Bongiolo nasceu em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, em 29 de junho de 1960.
Ingressou na empresa Sementes Maggi (que viria tornar-se AMAGGI) em 1978, exercendo a função de auxiliar de escritório. Naquela época a empresa ainda estava localizada na cidade de São Miguel do Iguaçu (PR).
A partir de 1981 Pedro Jacyr assume a função de gerente administrativo e financeiro. Em 1985 assume o cargo de gerente comercial da empresa, função esta que desempenha até 1988. No ano seguinte passaria a ocupar o cargo de diretor comercial e financeiro.
Entre os anos de 1996 e 2001 passou ao cargo de diretor superintendente da AMAGGI. Em 2002 assumiu a presidência executiva. Exerceu a função até 2011, quando passou a presidir o Conselho de Administração, cadeira que ocupará até junho de 2023.
Sobre a AMAGGI
Fundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável.
Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária,
terminais portuários e centrais hidroelétricas. São 74 unidades localizadas em
42 municípios de nove estados. No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai e Suíça.
A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,2 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão. A Companhia possui uma base de relacionamento comercial de aproximadamente seis mil produtores rurais e, em 2022, comercializou cerca de 18,6 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.
Assessoria