Agronegócios
AMAGGI adere a assinatura digital de contratos de commodities
Compartilhe:
Uso de assinaturas digital agilizou e facilitou processos no setor agrícola
A pandemia do novo coronavírus acelerou a transformação digital de diferentes áreas, inclusive em negócios mais tradicionais, como a agricultura. Enquanto muitas se adaptam, empresas que já haviam incluído tecnologia em seus processos responderam de forma mais ágil e segura às mudanças. A AMAGGI, uma das maiores empresas de commodities agrícolas da América Latina, atua na produção, compra e venda, logística e beneficiamento de soja, milho e algodão. Desde janeiro, digitalizou a assinatura de contratos de commodities com uso de certificado digital corporativo.
A solução desenvolvida pela BRy Tecnologia permitiu que o tempo de espera das assinaturas de contratos de compra e venda de commodities, que podia chegar até 30 dias, com o uso da assinatura digital o processo de formalização se inicia e encerra no mesmo dia. Atualmente, todos os diretores da companhia fazem uso de certificados digitais corporativos e, em maio de 2020, durante a pandemia, foram realizadas mais de 2 mil assinaturas.
Como a empresa possui operações no Brasil, Holanda, Argentina, Paraguai, Suíça, Noruega e China, documentos com assinatura digital dispensam o deslocamento, custos com envio de documentos e têm a segurança da criptografia. “O objetivo é eliminar o uso do papel para que a AMAGGI se torne, em breve, uma empresa paperless, célere e segura na formalização de seus documentos”, pontua Marcelo Tadeu Fraga, Gerente Jurídico da AMAGGI.
“A AMAGGI está em constante crescimento e expansão, e, nesse sentido, sabemos que a inovação é fundamental para esse crescimento e que a tecnologia é medida imperativa”, explica Jáder Xavier, Supervisor Jurídico de Contratos da AMAGGI.
Para o diretor comercial da BRy Tecnologia, Rafael Godinho, ao incorporarem a assinatura digital em seus processos, as empresas garantem benefícios para os clientes como: compliance, transformação digital, sustentabilidade, economia, além de eliminar o uso de papel. De acordo com Rafael, com a assinatura digital, não é necessário mais imprimir documentos para assinatura de contratos a distância. “O armazenamento também é muito mais seguro e a durabilidade infinitamente maior que o papel”, explica.
A assinatura digital da BRy Tecnologia segue o Padrão Brasileiro de Assinatura Digital definido pela ICP-Brasil, garantindo a autoria e integridade dos documentos eletrônicos assinados com o certificado digital e assegura sua validade jurídica. Possui também suporte para os padrões básicos de assinatura digital (CMS, PDF, XMLDSig) e os padrões europeus definidos pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute).
Sobre a BRy Tecnologia
Há 19 anos no mercado, a BRy Tecnologia atua na aplicação de protocolos criptográficos para tornar operações e negociações digitais mais seguras. Apostando constantemente em parcerias e no desenvolvimento de tecnologia, é referência em soluções para carimbo do tempo, assinatura e certificação digital, infraestrutura de chaves públicas e biometria. Com sua tecnologia, abre caminho para a transformação digital, o aumento da produtividade de empresas e a otimização do tempo. Os serviços oferecidos pela BRy atendem as necessidades de grandes, pequenas empresas e startups, além de organizações públicas, que processam altos volumes de dados e documentos. A empresa se destaca por ser fabricante de um Framework de Serviços Criptográficos para assinatura digital, do Sistema de Carimbo do Tempo homologado pela ICP-Brasil e por ser credenciada como Prestador de Serviço de Confiança (PSC) da ICP-Brasil para armazenamento de certificados digitais na nuvem. A BRy apresentou crescimento de receita medido pela CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 24% entre 2013 e 2018. Hoje, são mais de 20 mil clientes atendidos, 2 bilhões de assinaturas digitais realizadas em suas aplicações e mais de 100 milhões de carimbos do tempo emitidos.
Assessoria