Porto Velho
Alunos de Porto Velho apresentam peça teatral com foco na preservação da natureza
Compartilhe:
Uma peça teatral retratando a importância da preservação do meio ambiente foi apresentada por alunos da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Brasília, na tarde de quarta-feira (7), no espaço intitulado Hub de Sustentabilidade, inaugurado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), no 2º piso do Porto Velho Shopping.
“O teatro fez parte de uma dinâmica do projeto Guardiões do Meio Ambiente, que é realizado pela Sema, voltado para alunos do ensino médio, com objetivo de criar vínculo dos estudantes com a preservação da natureza”, explicou Joana Oliveira, diretora do Departamento de Gestão de Políticas Ambientais e Mudanças Climáticas da Sema.
Ela destacou, ainda, que a dinâmica é dividida em três partes. Na primeira, acontece uma roda de conversa para explicar o projeto Guardiões do Meio Ambiente. A segunda fase consiste na apresentação da dinâmica, que nesse caso foi a peça teatral. Por último, os alunos divididos em grupos participam de um “Quiz”, um jogo de questionários bem divertido (on-line) para avaliar seus conhecimentos sobre meio ambiente.
“Os três grupos que tiverem melhor pontuação ganham brindes ofertados pela Sema”, acrescentou Joana.
As atividades no Hub de Sustentabilidade terminam na noite desta quarta-feira, mas a programação da Sema em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é 5 de junho, segue até final de junho.
A cerimônia de encerramento será no dia 30, a partir das 17h, no Mercado Cultural, com a entrega dos prêmios para os dez primeiros colocados no concurso de desenho infantil, com o tema “Soluções para a Poluição a Poluição Plástica”.
PROFESSORA
Responsável pelos alunos que participaram das atividades, a professora de biologia Samia Valeria disse que a peça “mostrou a importância de as pessoas assumirem uma postura consciente em relação ao meio ambiente, entendendo que a preservação da natureza também é a preservação da espécie humana”.
Ainda conforme a educadora, eventos como esse promovido pela Sema fazem com que os estudantes sintam-se pertencentes ao meio ambiente, entendendo que depende deles a preservação do planeta para as gerações futuras.
“Desta forma, eles levam para as suas famílias esses ensinamentos e estão perpetuando essa consciência ambiental para toda a sociedade sobre o descarte correto do lixo, manter os lençóis freáticos, a natureza de forma holística para que tenhamos uma sociedade mais saudável”, finalizou Samia Valeria.
Texto: Augusto Soares
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)