Conectado por

Saúde

Alteração brusca de humor: o que pode ser? Entenda como lidar com o problema


Compartilhe:

Publicado por

em

O ser humano é feito emocionalmente de facetas, que se alteram de acordo com cada momento por ele vivenciado. Suas emoções o moldam fazendo com que cada um tenha sua própria personalidade, assim como sua própria essência.

As alterações de humor de uma pessoa podem variar não apenas de acordo com a situação, mas também com a personalidade de cada um, ou seja, algumas vezes o que deixa uma pessoa com raiva pode não ser o suficiente para deixar outras pessoas com esse mesmo sentimento e vice e versa. 

No entanto, em certos momentos, alguém pode sentir um descontrole de suas emoções e esse tipo de coisa pode acontecer pelos mais diversos motivos e condições, sejam elas externas ou internas. 

O que pode ser o desequilíbrio emocional

Pessoas desequilibradas emocionalmente, sofrem de constantes alterações em seu humor bruscas, assim como agem de forma desmedida e exagerada em relação a situações negativas como má notícias ou situações não controladas. 

Reagir de forma exagerada diante de certos imprevistos pode ser uma atitude normal e qualquer pessoa pode vir a passar por uma situação assim. 

Se você, por exemplo, passar um mês inteiro criando um super resumo para aquela prova complicada que será de consulta e no dia da prova acabar esquecendo o resumo  em casa, a sua atitude com certeza será a de se desesperar.

 

Mulher gritando e chorando exageradamente.
Pessoas desequilibradas emocionalmente costumam ter reações exageradas diante de situações aparentemente simples.

Mesmo que uma nota possa ser recuperada depois, mesmo que você saiba que sempre há a possibilidade de conversar com seu professor, ou mesmo que somente por ter passado tanto tempo criando o resumo, automaticamente você saberá muito mais da prova do que pode imaginar.

Depois que o nervosismo passar, você pode encontrar uma solução plausível para aquele percalço, provavelmente naquele momento a única coisa que irá acontecer com você será algum sentimento negativo e desmedido. 

Com isso, as chances de você ir mal na prova por ficar muito nervoso é maior que pelo fato de ter esquecido o resumo, até porque você tinha estudado o conteúdo, ou seja, o descontrole emocional do momento te prejudicou muito mais do que o imprevisto em si. 

É normal sentir-se assim algumas vezes, o problema é quando esse descontrole se torna uma constância em seu dia a dia. 

Como identificar quando deixar de ser normal

Como foi citado no início do texto, certas situações podem alterar o humor de uma pessoa enquanto que o de outras, não.

Isso acontece porque as pessoas possuem suas variações de personalidade. Enquanto umas são mais calmas e conseguem pensar mais sobre a situação antes de agir, outras são mais explosivas e agem mais rápido, muitos as denominam como pessoas de personalidade ou gênio forte.

Pessoas tidas como de personalidade forte costumam reagir rapidamente quando frente a alguma situação incômoda, são mais explosivas e podem variar de humor a todo momento, provocando brigas, e tentando impor o que desejam a todo custo. 

 

Ilustração de mão controlando situações.
Pessoas com variações bruscas de humor e exageradas costumam gostar de ter tudo sob seu controle.

O que pessoas assim, com gênio explosivo, não sabem é que essa inconstância emocional pode ser muito mais do que um traço da sua personalidade.

Esse tipo de atitude pode ser uma característica de um descontrole emocional que pode gerar muitos problemas de saúde, tanto físicos quanto psíquicos. 

Em certos casos, pode até mesmo indicar um transtorno de personalidade, que sem o devido tratamento pode causar sofrimento e sentimento de culpa. 

O que pode causar alterações bruscas de humor

Muitos fatores podem ser a causa de um desequilíbrio emocional. Além disso, eles também podem variar de acordo com a pessoa e por intensidade com que atinge alguém. As situações mais comuns que podem provocar um desequilíbrio emocional são: 

  • Excesso de trabalho;
  • Perdas, como o fim de um relacionamento amoroso, ou uma briga com um colega;
  • Luto;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Ataques de pânico; 
  • Dependência química;
  • Transtornos de personalidade como o de Borderline ou bipolaridade;
  • Entre outros.

Além disso, muitos casos de descontrole emocional podem ser causados pelo ambiente em que a pessoa vive. Pessoas descontroladas podem influenciar negativamente na vida de outras pessoas.

Um exemplo é uma mãe com problemas para controlar suas emoções pode provocar esse tipo de descontrole em seus filhos também, gerando assim transtornos de personalidade devido ao convívio. 

Para ter certeza quanto ao descontrole emocional de uma pessoa, é possível observar certas características predominantes que podem ser encaradas como inerentes de quem sofre esse tipo de descontrole. Características como: 

Problemas para se concentrar – Quando uma pessoa passa por diversas sensações conflitantes em seu dia a dia, seus níveis de ansiedade também podem aumentar.

Ficar o dia pensando em tudo que pode dar errado, ou no que deve ou não fazer, pode ser muito desgastante e gerar uma tremenda dificuldade para se concentrar. 

Dores de cabeça sem explicação ou mesmo outros sintomas relacionados a parte física – sobrecarregar a mente com um turbilhão de sentimentos e emoções negativas, pode fazer com que o nosso cérebro peça ajuda, ou seja, envie mensagens para o nosso corpo para fazer com que busquemos uma solução para essa sobrecarga.

Essa mensagem pode vir em formato de sensações de dor, como a de cabeça, dores no corpo ou mesmo problemas gastrointestinais.

Quando a origem dessas dores for por problemas emocionais, você poderá ir ao médico, realizar diversos tipos de exames para descobrir condições físicas, mas os exames não apontarão nada, porque essas dores são de origem sentimental e mental, ou seja, somáticas. 

 

Mulher jovem com dor na cabeça sem explicação.
Dores sem causas aparentes fisicamente podem ser causadas por problemas sentimentais e psicológicos.

Distúrbios do sono – A insônia é mais comum, pois devido ao seu descontrole emocional e ansiedade, as pessoas com desequilíbrio emocional costuma passar muito tempo remoendo os acontecimentos de seu dia e as sensações negativas pelas quais ela passar, isso faz com que percam horas de sono pensando de forma negativa. 

Irritação extrema – Como já foi dito anteriormente, pessoas que sofrem de distúrbios emocionais tendem a reagir de forma exagerada quanto a situações diárias e imprevistos. Por isso, se irritam com muita facilidade, assim como agem de forma agressiva diante de qualquer imprevisto. 

Ao entender os sintomas de um possível descontrole emocional, é muito importante uma auto análise, ou então, se você convive com alguém que pode estar sofrendo desse problema, você pode tentar conversar com ela e explicar que ela precisa de ajuda. 

Isso pode ser um passo bastante difícil, mas agir com carinho e afetividade pode ajudar a auxiliar quem sofre desse problema. Agora, se a pessoa que precisa de ajuda for você, já deu um grande passo, pois se está lendo esse artigo, significa que reconhece que algo não vai bem. 

Realizar uma auto avaliação é muito importante, assim como pensar sobre as possíveis causas para o seu descontrole. Pensar sobre suas atitudes e se elas têm sido compatíveis com as situações que você tem vivenciado, também pode ajudar.

 

Mulher jovem olhando para o espelho.
Fazer uma autoanalise é fundamental para a melhora do quadro.

Muitas vezes, após uma introspecção profunda, você pode chegar a conclusão de que necessita descansar mais, ou adotar novos hábitos mais saudáveis, ou mesmo procurar a ajuda de um profissional. 

Certos tratamentos como o psicoterápico, podem ser de grande ajuda, além de auxiliar no seu autoconhecimento e atitudes que podem, não apenas ajudar a controlar melhor suas emoções, como melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida. 

Algumas dicas podem também ajudar a controlar as variações indesejadas de humor, como: 

  • Entenda a causa do problema e tente resolver, pode ser uma estafa por trabalho demais ou alguma relação tóxica, descubra e busque alternativas, como dormir mais, pedir férias, ou se afastar de alguém; 
  • Preste mais atenção à sua volta e passe a identificar situações que te tirem do sério. Quando conseguir realizar isso, procure se afastar ou então procure técnicas de respiração para tentar se acalmar; 

E por fim, mas não menos importante, lembre-se sempre que não é vergonha nenhuma buscar ajuda. Pode ser de uma pessoa querida e amiga ou então de um profissional de saúde mental.

Se seu humor está alterando com frequência, chegou a hora de marcar um médico para investigar os motivos.

 

https://www.boaconsulta.com

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com