Agronegócios
Alta leva pecuarista para conhecer produção de colostro em pó no Canadá
Compartilhe:
Alta Show Calf reuniu grandes produtores em visitas voltadas para criação de bezerras leiteiras
A Alta, empresa líder no mercado de melhoramento genético bovino, promoveu a primeira edição do Alta Show Calf, evento que levou produtores e especialistas para conhecer o sistema de processamento do colostro em pó bovino e o manejo de criação de bezerras no Canadá.
O grupo de cerca de 30 pessoas, visitou durante os sete dias de programação, a Saskatoon Colostrum Company Ltd (SCCL), empresa que processa o colostro bovino em pó ; fazendas que fornecem a matéria prima in natura; além de propriedades para conhecer o manejo de criação de bezerras no Canadá. Os participantes também puderam conta com palestras técnicas, como a do professor José Eduardo Santos, da Universidade da Flórida, e visitas a universidades.
“A Alta é a primeira empresa a organizar a visita de produtores do Brasil para conhecer outras realidades de produção, com o foco exclusivo na criação de bezerras leiteiras”, conta o Gerente de Produto, Rafael Azevedo. “É uma grande inovação que proporciona a troca de experiência sobre uma etapa tão crucial para o alcance de resultados positivos no final do processo produtivo”, acrescenta.
A SCCL coleta colostro de qualidade de mais de 1.400 fazendas no Canadá, as quais possuem excelência em suas atividades e são aptas a fornecerem para a SCCL o produto natural de qualidade como fonte para a produção do colostro bovino em pó. No total, mais de 1 milhão de doses são produzidas anualmente, com distribuição em quatro continentes. No Brasil, o produto é distribuído pela Alta.
“Quando estamos no Brasil e começamos a ouvir falar do Colostro em pó, logo pensamos, de onde vem esse produto, como é feito? E então, você vai em uma fazenda com mais de 300 vacas e percebe que estão vendendo todo colostro e optando por comprar o colostro em pó para facilitar a rotina e os processos de manejo, e que os bezerros estão saudáveis. Agora podemos dizer com segurança, realmente funciona”, conta o gerente da Fazenda Colorado, Sérgio Soriano.
O colostro em pó bovino é produzido a partir do colostro desidratado, sem adição de nenhum outro componente, garantindo as características naturais do materno. A composição do colostro apresenta altos teores de sólidos, proteína, gordura, minerais e vitaminas que irão fornecer os anticorpos necessários para uma vida mais saudável do animal.
“As propriedades são muito bem conduzidas e com certeza isso faz com que o colostro que produzem sejam de alta qualidade, garantindo a transferência da imunidade passiva para os bezerros”, destaca a professora da ESALQ/USP, Carla Bittar.
“Conhecer as fazendas que fornecem o colostro in natura para a empresa de processamento, nos traz segurança sobre a sanidade e qualidade desse produto”, complementa Eudes Braga, da fazenda Granja Eudes Braga.
O Alta Show Calf também visa aumentar o conhecimento dos pecuaristas a respeito das técnicas de manejo e criação de bezerras. “Toda essa troca de experiência e aprendizado tem um valor enorme, porque agora os produtores têm a oportunidade de sair das suas realidades e aprender com vivências diferentes”, reforça o professor da Universidade da Flórida, José Eduardo Portela.