Mato Grosso
Al Manzul anuncia encerramento das atividades
Compartilhe:
O restaurante Al Manzul anunciou, na manhã desta quarta-feira (31), que vai encerrar as suas atividades. Após três anos e meio da reabertura, e poucos meses após se mudar para a região central da cidade, o espaço se limitou a dizer que “um ciclo se fecha para outros iniciarem”.
A história do Al Manzul começou com a vinda de Salah Soleiman Ayoub e de sua família para o Brasil. Salah casou-se com a sul-matogrossense Clariman e juntos abriram o restaurante, que funcionava na região do Coxipó, há 28 anos. Na nova versão, quem comandava a casa é o filho do casal, Jamil Ayoub, junto a sua esposa Roseli.
Casa cheia, comida farta e muita conversa instauraram-se como elementos importantes nas relações da família Ayoub, de modo que esse aspecto passou a ser estendido para o âmbito de suas relações comerciais. Além de transmitir a herança cultural para os filhos, o restaurante tornou-se hoje um ícone da culinária árabe na capital mato-grossense.
No Al Manzul, havia uma ‘imersão’ na cultura árabe, mediada pelo ambiente e pela comida, por meio da qual o degustador é levado a uma viagem pela milenar comida árabe. O imigrante libanês criou um espaço carregado de signos e símbolos que identificam a cultura árabe, propiciando um ambiente de acolhimento e sociabilidade, que garantiu, juntamente com a qualidade da comida oferecida, o sucesso do restaurante.
Recentemente, o estabelecimento teve seu conceito reformulado e abriu uma nova unidade no Bairro Duque de Caxias. Ainda com a mesma essência, o Al Manzul, mais perto do centro da cidade, atendia com um happy hour na área externa. A antiga unidade se manteve como uma casa de festas e também estúdio de dança do ventre.
O Al Manzul foi um dos mais renomados restaurantes árabes do país, e foi premiado pelo Guia Quatro Rodas como melhor restaurante da região centro-oeste em 2009. Ele nasceu em 1991, em outro local, sob o comando do casal Clariman Ayoub e Salah Ayoub, mas ficou fechado durante um tempo e foi reaberto em 2015.