Juína
Agentes de saúde e endemias recebem capacitação para campanha de vacinação antirrábica em Juína
Compartilhe:
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e também Agentes Comunitários de Endemias, passaram por capacitação na tarde da última sexta-feira, eles irão trabalhar durante a campanha de vacina antirrábica que será realizada em Juína,MT.
Paulo Santana, coordenador de combate a endemias do município de Juína, disse que a reunião durante a capacitação foi discutida a nota técnica, e capacitando os agentes para o começo da campanha antirrábica que terá o cronograma divulgado na próxima semana, com aproximadamente 26 funcionários ACEs e ACS, e também profissionais da rede de frios, vigilância em saúde e ambiental.
Geaine Rodrigues, coordenadora da vigilância em saúde, explica que o treinamento é referente a parte técnica dos procedimentos das vacinas animais, que deverá ter início no mês de agosto e se estenderá até o mês de dezembro.
O treinamento foi orientado pelo Dr. Jeferson Fogaça, que todos os anos tem colaborado com a campanha, realizando um treinamento para a segurança dos agentes e também os animais, afirmou Geaine, que lembrou também das recomendações feitas pela enfermeira Naiara da rede de frios do município de Juína, com orientações de segurança para todos.
A vacinação tem como objetivo proteger os animais da cadeia de transmissão da raiva do cão para o ser humano, que em muitos casos só ocorrem se o cão estiver contaminado, sendo de grande importância sua imunização.
Jeferson Fogaça, médico veterinário disse que o Brasil é um país livre da doença graças a vacinação, existindo todos os anos o dia “D” de vacinação para imunizar cães, gatos, e outros animais domésticos, e neste ano a equipe da vigilância está sendo capacitada para a campanha da vacina que vem do ministério da saúde direto aos municípios.
Ele alertou para os casos de aplicações erradas da vacina pode trazer sérios prejuízos aos animais, porém, durante a capacitação, os agentes foram orientados de como proceder de forma correta na campanha de vacinação.
Juína News