Rondônia
Agentes de combate a endemias recebem capacitação e novos EPI’s
Compartilhe:
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) iniciou, nesta segunda-feira (6/5), uma capacitação profissional para os agentes de combate a endemias da divisão de controle de vetores. A capacitação acontece durante toda a semana, no auditório da divisão de controle de zoonoses, e é realizada por meio do Departamento de Vigilância em Saúde.
O objetivo é atualizar as informações sobre as ações de prevenção e combate as doenças como: dengue, malária, zika, chikungunya, entre outras.
Na abertura da atividade, a secretária Eliana Pasini, da Semusa, conversou com os agentes e comunicou que o processo de confecção dos crachás, uniformes, e manutenção de veículos está em fase final de tramitação.
“Assim como já resolvemos a questão do combustível, estamos direcionando todos os esforços para que as outras questões pendentes se resolvam o mais breve possível, uma boa notícia é que uma parte dos equipamentos de proteção individual já começaram a ser entregues”, salientou.
Nesta segunda-feira, a divisão de controle de zoonoses recebeu termonebulizador portátil, botas, luvas, capacetes, aventais, óculos, máscaras semifaciais, respirador semifacial, filtro de vapor orgânico, entre outros equipamentos de proteção individual.
A capacitação termina na sexta-feira (10/5) e é ministrada por médicos veterinários e biólogos do DCZ. Entre os temas abordados estão: controle do Aedes Aegypti, doenças transmitidas pelo Anopheles Darlingi, apresentação da produtividade de visitas domiciliares, apresentação do comportamento de vetores, controle e diagnóstico da malária, animais peçonhentos, doença de chagas e esquistossomose.