Política
Ada Dantas é autora da lei que busca prevenir a depressão entre jovens em Porto Velho-RO
Compartilhe:
Já está em vigor desde o dia 30 de abril deste ano, a Lei nº 2.583, de autoria da Vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN), denominada “Lei Anti Depressão”, que garante meia-entrada para jovens de até 21 anos de idade em estabelecimentos que proporcionam lazer e entretenimento no Município de Porto Velho, não sendo necessária apresentação de carteira estudantil, apenas documento oficial com foto que comprove a idade do cliente. O desconto para o público em questão é válido de segunda à quarta-feira.
Conforme informou Ada Dantas, a depressão está afetando grande parte de jovens e adolescentes, e esta Lei visa oferecer entretenimento para tentar amenizar os efeitos causados por esta terrível doença. “A depressão é um distúrbio que gera tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem acabar em pensamentos suicidas”, disse a vereadora.
A lei garante o direito ao pagamento de 50% do valor cobrado em casas de diversões, tais como estabelecimentos que realizem espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, atividades sociais, recreativas, e quaisquer outros que proporcionem lazer e entretenimento.
O 4º artigo da Lei é bem direto quanto aos estabelecimentos que por ventura não ofertarem o benefício ao público de jovem até 21 anos. Ele diz: “O estabelecimento que não cumprir estará sujeito a advertência, caso eventual descumprimento, estará o estabelecimento sujeito a multa diária equivalente a 100 UPF (Unidade Padrão Fiscal) do Município de Porto Velho.
A depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.
Como identificar o início de uma depressão?
Geralmente a pessoa pode apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas:
Apatia
Falta de motivação
Medos que antes não existiam
Dificuldade de concentração
Perda ou aumento de apetite
Alto grau de pessimismo
Indecisão
Insegurança
Insônia
Falta de vontade em fazer atividades antes prazerosas
Sensação de vazio
Irritabilidade
Raciocínio mais lento
Esquecimento
Ansiedade
Angústia.
Além disso, o indivíduo pode apresentar alguns sintomas físicos que os médicos não conseguem encontrar causas aparentes, como:
Dores de barriga
Má digestão
Azia
Constipação
Flatulência
Tensão na nuca e nos ombros
Dores de cabeça
Dores no corpo
Pressão no peito.
Estes são alguns dos indícios da depressão. Mas, se houver dúvida, procure um especialista para ter um diagnóstico e tratamento corretos. Não tenha medo ou vergonha de expressar o que realmente está sentindo e vivenciando, pois esses profissionais irão se basear nestes dados para poderem prescrever um tratamento e a partir daí, o paciente voltar a ter qualidade de vida, com alegria e bem estar.