Justiça
Acusado de embaraçar investigação, conselheiro é preso pela PF
Compartilhe:
O conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Waldir Teis, foi alvo de um mandado de prisão na manhã desta quarta-feira (1º), em Cuiabá.
Segundo apurou a reportagem, a ordem de prisão foi expedida pelo ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e cumprida pela Polícia Federal.
A prisão atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF), que denunciou Teis por tentar embaraçar as investigações da Operação Gerion (16ª fase da Ararath), que foi deflagrada no último dia 17, para apurar o uso – por parte dos conselheiros – de empresas e de pessoas físicas para esconder o recebimento das vantagens indevidas.
Na ocasião, quando os agentes federais estavam cumprindo mandados de busca e apreensão, o conselheiro foi flagrado jogando uma série de talões de cheques, que somam R$ 450 mil, numa lixeira. Ele só não foi preso naquele momento por ter imunidade que restringe a possibilidade prisões quando se tratar de crimes afiançáveis.
Na investigação, a Polícia Federal identificou que os cheques são de empresas ligadas à organização criminosa da qual o conselheiro é suspeito de integrar.
Assim que analisou o pedido do MPF, o ministro Raul Araújo apontou indícios de materialidade e autoria dos crimes investigados e decretou a prisão preventiva do conselheiro para a garantia da ordem pública, para a conveniência da instrução criminal e também pelo perigo gerado contra a elucidação dos fatos.
FONTE:https://pontonacurva.com.br/penal/acusado-de-embaracar-investigacao-conselheiro-e-preso-pela-pf/12029