Conectado por

Medicina

Açúcar x dentes: malefícios do açúcar que afetam a saúde bucal


Compartilhe:

Publicado por

em

Por: Criz Campos

Um chocolate de sobremesa, aquele docinho no lanche da tarde, uma balinha que sempre está dentro da bolsa, aquele biscoito recheado, o chiclete que muitas vezes está presente no nosso dia-a-dia… são tantas guloseimas que até fica difícil resistir, né?!

Mas é importante cautela com o consumo de doces porque o açúcar é um grande vilão para a nossa saúde bucal. Vale lembrar que os prejuízos do açúcar nos dentes não são notados logo de imediato, é um processo gradativo e que em grande parte dos casos, quando se percebe os efeitos, as cáries já estão bem grandes e incomodando.

Vale ressaltar que as cáries podem surgir até antes do aparecimento do primeiro dente, é a chamada cárie de mamadeira, daí a grande importância da higienização da boca do bebê depois de mamar com uma gaze umedecida ou algodão, pelo menos duas vezes ao dia.

“O consumo excessivo de açúcar pode ocasionar a cárie de primeira infância, mas como sabemos que as crianças amam doces e muitas vezes os pais não têm como controlar a quantidade consumida, indicamos que façam a devida higienização da boca logo após o consumo de doces, assim manteremos o sorriso longe de cáries”, explica a encantadora de criança, odontopediatra, Aline Morais.

Açúcar provoca cárie. Cuide da sua saúde bucal!

Quando consumimos alimentos açucarados, sejam eles refinados, processados ou mais frequentemente na nossa rotina alimentar, como os carboidratos, que também se transformam em açúcar, estamos alimentando as bactérias da boca, que digerem os alimentos que comemos e se alimentam de açúcar.

Cárie

A cárie é uma infecção dos dentes causada por bactérias presentes na boca e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas em casa. As bactérias vão perfurando aos poucos, por meio dessas placas, o esmalte dos dentes e causando dor e desconforto, principalmente, quando chegam nas partes mais profundas do dente.

Sinais da cárie:

– Dor de dente

– Sensibilidade

– Manchas

– Dente furado

– Gengiva inchada

Para reduzir a possibilidade do aparecimento das cáries é preciso consumir menos açúcar, por isso é fundamental fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Dicas para uma alimentação saudável:

– Consuma alimentos com menor quantidade de açúcar

– Invista em frutas

– Legumes

– Proteínas

– Alimentos com baixa quantidade de gordura

– Coma alimentos mais açucarados após as refeições, para que logo em seguida você escove os dentes e não durante o dia sem fazer a escovação logo depois

A principal causa da cárie é a falta de escovação ou a escovação precária.

Tratamento

Uma vez identificada, o tratamento para a retirada da cárie é feito em consultório, por meio da obturação e dependendo da profundidade, o tratamento vai sendo mais complexo, podendo chegar ao tratamento de canal e até a extração do dente e colocação de prótese dentária.

Higiene bucal

A melhor forma de criar o hábito de escovar os dentes com frequência é incentivar as crianças e levá-los desde pequenos ao odontopediatra para que eles entendam a fundo a importância e a forma certa de fazer a higiene dos dentes.

Você sabia que existem cremes dentais e escovas diferentes para cada tipo de dentes e idades? “Por isso orientamos aos pais procurarem esse profissional assim que nasce o primeiro dentinho, porque ele sabe exatamente a forma de abordar uma criança e fazê-la compreender os cuidados necessários sem traumas”, destaca a encantadora de crianças.

Higienize a boca da forma certa:

– Use fio dental

“Eu indico o formato de haste que facilita mais a interação dos pais com a criança”, pontua Dra. Aline.

– Escove os dentes, pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e janta)

– Use creme dental com flúor

“Observar a quantidade a partir de 1000 PPm de flúor, de acordo com a idade e a dieta da criança”, ressalta a odontopediatra.

– Use o raspador de língua

Manter esses cuidados é protocolo indispensável para a saúde bucal.

Lembre!

Ao menos sinal de incômodo na boca procure o dentista e mesmo que não haja nenhum sinal, o recomendado é fazer uma visita ao dentista a cada seis meses.

Semprebem.paguemenos.com.br

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com